sexta-feira, 22 de julho de 2011

SEM AJUDA, 780.000 CRIANÇAS MORRERÃO DE FOME NA SOMÁLIA


O número de crianças em situação de 'desnutrição severa', se consideradas aquelas que vivem no Quênia e na Etiópia, é de 2,3 milhões neste momento


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) elevou, nesta sexta-feira, para 780.000 o número de crianças somalis que correm o risco de morrer de fome se não receberem ajuda imediata. "Estamos falando apenas da Somália", ressaltou em entrevista coletiva a porta-voz do Unicef em Genebra, Marixie Mercado. Ela acrescentou que o número total de crianças em situação de "desnutrição severa", se consideradas também aquelas que vivem no Quênia e na Etiópia, é de 2,3 milhões neste momento.

O dado supera o divulgado na última terça-feira pelo
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), que cifrou em 500.000 a quantidade de crianças que enfrentam "um iminente risco de morte" no país africano. A ONU decretou, na quarta, que duas regiões do sul da Somália, Bakool e Lower Shabelle, estão em situação de crise de fome - circunstância que não era observada no país desde 1992.

Rombo - Nas últimas horas, as Nações Unidas frisaram que se trata da "
pior crise alimentar" dos últimos anos e redobrou seus esforços para que a comunidade internacional contribua com os recursos financeiros necessários para combatê-la.
A organização internacional solicitou a seus membros 1,9 bilhão de dólares (quase 3 bilhões de reais) para ajudar Etiópia, Quênia e Somália - mas por enquanto só recebeu menos da metade dessa quantia. "Temos um rombo de um bilhão de dólares", disse na quinta-feira a subsecretária geral para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha), Valerie Amos, que advertiu que a crise vai ser longa.

Esforços - Neste contexto, o
Unicef anunciou nesta sexta-feira que deve iniciar um plano especial para aumentar de maneira maciça suas operações humanitárias no Chifre da África (Somália, Etiópia, Djibuti e Eritreia). "Estamos preparando nossa capacidade logística para entregar provisões de alimentos suplementares sem precedentes por toda a região", declarou Shanelle Hall, diretora de provisões do Unicef. "Se quisermos salvar vidas, temos que atuar agora. Temos que fazer chegar quantidades enormes de remédios, vacinas e provisões nutricionais na região o mais rapidamente possível e entregá-los às crianças que mais necessitam", declarou Hall.

Desde o início de julho, o Unicef conseguiu fazer chegar 1.300 toneladas de provisões às áreas do sul da Somália mais afetadas pela seca e o conflito armado, os causadoras dessa catástrofe humana. Mas o esforço é claramente insuficiente, visto que a previsão é de que apenas 240.000 crianças sejam beneficiadas pela ajuda do Unicef, que deve precisar de 100 milhões de dólares (cerca de 156 milhões de reais) até o final do ano para executar a operação com sucesso.
(Com agência EFE)
FONTE: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com