segunda-feira, 18 de julho de 2011

MAPEAMENTO ESPIRITUAL EM TAUBATÉ (SP)



A vila que daria origem a cidade de Taubaté foi fundada pelo bandeirante Jacques Félix no dia 05 de Dezembro de 1645 com o nome de Vila de São Francisco da Chagas de Taubaté, primeiro núcleo de povoamento formado no vale do rio Paraíba do Sul, sendo este, localizado nas terras da Capitania de Itanhaém da Condessa de Vimieiro, Dona Mariana de Souza Guerra, neta e herdeira de Martin Afonso de Souza, o primeiro Governador-Geral do Brasil colônia.

Até o surgimento de Taubaté, o Vale do Paraíba era ocupado pelos grupos indígenas Puri, Jeromini e Guaianá (Guaianazes) que com o povoamento, ou foram migrando para o interior da colônia ou foram assimilados pela população.
O nome Taubaté é uma variação das palavras em Tupi: Tabaeté, Tabibaté, Taba-ibaté. Alguns estudiosos dizem que estes nomes eram em referência a aldeia Guaianá, que na época da fundação do povoado, localizava-se no alto da colina do atual Cristo Redentor.
Taubaté destacou-se, a princípio, como centro de irradiação de povoamento e de expansão das bandeiras paulistas com alguns nomes de referência como Salvador Furtado, Tomé Porte Del Rei, Antonio Rodriguez Arzão. Sendo o último um dos possíveis nomes a quem se atribui a descoberta do ouro nas Minas Gerais. Começou aí e por taubateanos, a origem de algumas cidades históricas de Minas Gerais como Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Mariana, Caeté entre outras.
Em 1695 foi instalada em Taubaté uma das primeiras Casas de Fundição e Oficina de Quintos Reais do Brasil que tinha como objetivo fundir o ouro do minerador em barras, colocando na mesma a marca da Coroa, registrando e legalizando o metal, além de cobrar do montante total a Quinta parte como imposto para a Coroa. Esta casa era dirigida pelo taubateano Carlos Pedroso Silveira. No entanto, em 1702, Portugal determinou que a Casa de Fundição de Taubaté fosse aparelhada com uma máquina de cunhar, a fim de evitar os falsos cunhos nos metas. Após ter chegado a vila de Paraty, a referida máquina não pode prosseguir viagem devido as péssimas condições da estrada do Facão (atual Paraty - Cunha), levando o capitão-mor daquela vila insistir para que ali fosse instalada a Casa dos Quintos. Sendo assim, em 1704, o rei de Portugal despachou a carta régia extinguindo a Fundição de Taubaté e criando outra em Paraty.
Em 1674 foi fundado em Taubaté o Convento de Santa Clara por frades Franciscanos, os quais se destacaram por acompanhar as bandeiras e expedições ao sertão, empreendidas pelos Taubateanos. Por causa da religiosidade da população local tiveram uma forte influência na formação da cidade. Tinham grande habilidade em fazer esculturas com materiais de todos os tipos, e passaram isso adiante, ensinando as pessoas a fazer suas próprias figuras, tradição que se mantém até os dias de hoje com o trabalho das Figureiras. A elaboração das figuras foi se especializando e diversificando, seguindo as várias influências das tradições culturais e religiosasl. O Pavão, também conhecido como “Galinha do Céu”, tornou-se o principal símbolo de Taubaté e a figura que representa o artesanato do Estado de São Paulo.
No século XVIII, Taubaté destacou-se como importante centro de abastecimento de alimentos para a região das minas, que eram transportados até as distantes áreas de mineração pelos tropeiros. Hoje esse percurso é conhecido como Estrada Real ou Caminho do Ouro, que começava em Vila Rica – MG, passava por Taubaté e terminava em Paraty, no Rio de Janeiro. Com a decadência das minas, neste mesmo século, deu-se início a exploração da cana de açúcar que seguiu até o início do século XIX sem grandes destaques. A partir desse período começou então a monocultura do café, considerado o “ouro negro” do Vale do Paraíba. Nesse período foram construídas, em Taubaté, duas igrejas; a Nossa Senhora do Rosário (1705) de arquitetura sacra, tradicional do Vale do Paraíba reproduzindo um estilo denominado “Barroco Paulista”, e a Igreja Nossa Senhora do Pilar (1748) de arquitetura também Barroca, porém de influência mineira. Hoje são pontos turísticos importantes da cidade de Taubaté.
A Inconfidência Mineira em 1789, primeira manifestação em prol da independência da colônia, contou com a participação de vários taubateanos da tradicional família Correa de Toledo.
Na viagem que Dom Pedro I fez de São Paulo até Santos, em 1822, o então príncipe, pernoitou em diversas cidades da região, inclusive em Taubaté, de 21 para 22 de agosto, levando em sua comitiva oito taubateanos que estiveram presente na Proclamação da Independência, no famoso “Grito do Ipiranga”.
No dia 5 de Fevereiro de 1842 a Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté foi elevada a categoria de cidade sendo a primeira vila do Vale do Paraíba a alcançar esta posição, tendo seu nome simplificado para Taubaté.

No fim do século XIX, contando com 86 fazendas totalmente voltadas para o plantio e comércio de café, Taubaté vive sua Era de Ouro desenvolvendo-se muito rapidamente com melhoramentos que só eram vistos nas capitais da época, entre os quais se destacam: o primeiro jornal “O Taubatéense” (1861), a Estrada de Ferro D. Pedro II (depois renomeada de Central do Brasil) em 1876; o Teatro São João (1878), o colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (1879), o Mercado Municipal (1889) e também melhorias estruturais como a iluminação a gás nas ruas (1884), o serviço de bondes com tração animal (1881), o abastecimento de água (1881), a empresa telefônica (1893), entre outros.
No dia 16 de Agosto de 1890, inaugura-se a Colônia Agrícola de Quiririm, abrigando os imigrantes italianos, os quais se dedicaram, a princípio, ao trabalho nas fazendas de café e que muito contribuiriam para o progresso da cidade de Taubaté.
Ainda no século XIX, num clima favorável a indústria nacional com os incentivos do governo de substituir as importações e investir em infra-estrutura, foi fundada a Companhia Taubaté Industrial (CTI) em 1891, pelo empresário Félix Guisard. Dedicada ao setor têxtil, a CTI chegou a exportar seus produtos atingindo seu auge na década de 40 empregando 2400 funcionários e realizando obras sociais. A empresa além de trazer o pioneirismo industrial da região para Taubaté colaborou com a configuração de uma paisagem urbana moderna implantando uma política social aos trabalhadores, oferecendo creches, colônia de férias, formando as vilas operárias, a rede de transporte e comunicação. Após sucessivas crises com o fim do período de guerra e maquinário obsoleto, em 1982 suas atividades foram encerradas.
No dia 06 de Fevereiro de 1906 Taubaté sediou um acordo político de valorização do café conhecido como Convênio de Taubaté. Nessa época o café, principal produto da economia do país, já dava sinais de decadência. Esse acordo reuniu os representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Governo Federal, onde o último comprometeu-se em comprar o excedente de produção a fim de manter o preço de comercialização do produto.
Entre tantos acontecimentos históricos nacionais, Taubaté esteve presente na Revolução Constitucionalista de 1932 - na qual, paulistas lutaram contra o Governo Federal (comandado por Getúlio Vargas) exigindo uma nova Constituição e a volta do país a democracia - enviando voluntários para frente de combate, os quais formaram o “Batalhão Jaques Felix”. Já na década de 40, Taubaté enviou dezenas de jovens que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para os campos de batalha da Itália durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

Na década de 50, Taubaté se firmou como referência industrial do interior do Estado de São Paulo com as atividades de empresas como a IQT – Indústrias Químicas de Taubaté (1954) e a Mecânica Pesada (1956). Mas foi na década de 70 que Taubaté recebe suas maiores indústrias sendo elas a Volkswagen do Brasil S/A (1973) e no ano seguinte (1974) a Ford do Brasil.
No dia 2 de Janeiro de 1976 foi fundada a UNITAU - Universidade de Taubaté, oferecendo cursos nas áreas de Ciências, Exatas, Humanas e Biológicas. No ano seguinte, em 17 de setembro foram inauguradas as novas instalações da Escola SENAI “Felix Guisard”, criada para suprir, com mão de obra qualificada, o crescente parque industrial de Taubaté. A inauguração das instalações contou com a presença do então Presidente da República General Ernesto Geisel.
Atualmente Taubaté possui vários parques industriais com empresas das mais diversas áreas como Metalúrgica (Volkswagen, Ford, Alston e Cooper Cameron); Química (Bioverde, Pelzer e IQT) e Eletrônica (LG eletronics). Encontrando-se perfeitamente integrada à realidade regional como cidade universitária, industrial, comercial e turística; recordando, com muito orgulho, suas origens históricas de grande relevância para a História do Brasil, conforme escrito em latim no lema de sua bandeira: “PER ASPERA PRO BRASILIA”, que traduzindo significa, “Todo o sacrifício pelo Brasil”.
Bibliografia:

Cronologia da História de Taubaté, Antonio Carlos de Argolo Andrade
A História de Taubaté através de textos, Vera Lucia da Silva e Antônio C, A de Andrade.
As raízes rurais e folclóricas dos Figureiros de Taubaté
Prof. Msc.Armindo Boll (UNITAU)2
Prof. Dr. Fabio Ricci (UNITAU)3
Prof. Marcelo Pires de Oliveira (UNITAU)4
Inauguração do Obelisco do Marco Zero de Taubaté
VÍDEO SOBRE OBELISCOS EM TAUBATÉ

RESUMO HISTÓRICO


1560 - Men de Sá, Governador-Geral do Brasil, incumbiu Bras Cubas de organizar uma expedição para a exploração do interior da Colônia. Essa expedição atravessou o Vale do Paraíba, passando por terras onde, oitenta anos depois, seria fundado o povoado de TAUBATÉ.
1628 - Jacques Félix, o fundador de TAUBATÉ, recebeu as primeiras concessões oficiais de terras, na região compreendida entre Tremembé e Pindamonhangaba. 

1636 - Jacques Félix recebeu a 20 de janeiro, uma provisão do Governador da Capitania de Itanhaém, Francisco da Rocha, com a incumbência de avançar pela região, na época denominada "Sertões dê Taubaté", extensa área, que incluía todo o Vale do Paraíba.
1639 - Jacques Félix recebeu, a 30 de junho, a confirmação da provisão anterior, com a autorização de Vasco da Mota, Capitão-mor Governador da Capitania de Itanhaém, para a concessão de datas de terras aos primeiros povoadores das terras da Condessa de Vimieiro - D. Mariana de Souza Guerra­donatária da Capitania de Itanhaém. A 13 de outubro, Jacques Félix, na qualidade de Capitão-mor, povoador de TAUBATÉ, recebeu ordens para iniciar o povoamento local, mandado construir a igreja matriz, casa para o conselho e cadeia pública, além de engenho de açúcar e moínho de farinha ­ núcleo inicial da futura vila 
1641 - Jacques Félix concedeu, a 24 de maio, uma carta de sesmaria a seu filho, Domingos Dias Félix e seu neto, Jacques Félix (o moço), outorgando-Ihes uma data de terras na região de São Luiz do Paraitinga. 

1645 - A 5 de dezembro, o povoado de TAUBATÉ recebeu do Capitão-mor Governador da Capitania de Itanhaém, Antonio Barbosa de Aguiar, foral de vila, com o nome de São Francisco das Chagas de TAUBATÉ. 
1646 - Eleitos no final do ano anterior, tomaram posse, a 1o. de janeiro os oficiais e juizes do Conselho, passando a funcionar a Casa da Câmara de TAUBATÉ. 
1664 - A população da vila de TAUBATÉ encaminhou uma petição à Ordem Franciscana, para que fosse fundado o Convento de Santa Clara. 
1669 - Manuel da Costa Cabral, um dos primeiros povoadores de TAUBATÉ, fundou o arraial que daria origem à cidade de Tremembé (SP). 

1674 - Fundação do Convento de Santa Clara, a 25 de março, construído em local elevado, que na época, ficava fora do perímetro urbano de TAUBATÉ. 

1681 - Os bandeirantes Miguel Garcia de Almeida e João Lopes de Luna, ambos moradores em TAUBATÉ, fundaram o povoado de Ribeirão do Carmo (MG).
1690 - O Arraial do Serro (MG), foi fundado pelos bandeirantes Antonio Rodrigues Arzão e Antonio Soares, moradores em TAUBATÉ. 
1693 - Antonio Rodrigues Arzão descobriu, oficialmente, as primeiras amostras de ouro no sertão de Casa da Casca (MG).
1694 - Os bandeirantes Antonio Rodrigues Arzão e Antonio Torres, moradores em TAUBATÉ , fundaram o povoado de Casa da Casca, origem da cidade de Caeté (MG).
1695 - D. Cesar Antônio Paes de Sande, Governador do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, assinou Carta de Provisão, criando em TAUBATÉ uma das primeiras Casas de Fundição e Quintos do Ouro do Brasil, sendo provedor, o bandeirante Carlos Pedroso da Silveira, morador em TAUBATÉ. 
1696 - O bandeirante Salvador Fernandes Furtado de Mendonça, morador em TAUBATÉ, fundou o povoado de Mariana (MG).
1697 - A Casa de Fundição do Ouro em TAUBATÉ arrecadou, a partir de 1696, a quantia de 3 arrobas e 4 arretéis de ouro (ou 14,038 oitavas) o que corresponde a aproximadamente 50 quilos de ouro, como cobrança do Quinto Real (20%) de imposto colonial pago ao governo português. 

1699 - Antonio Dias de Oliveira, bandeirante morador em TAUBATÉ , encontrou ouro no ribeirão do Tripuí, dando início ao arraial que deu origem à vila de N. Sr!! do Pilar de Ouro Preto, posteriormente denominada Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto (MG). 
1700 - Teve início em TAUBATÉ, a construção da igreja de N. Sra. do Rosário (dos Homens Pretos). Nesse mesmo ano foi criada a Comarca do Norte, a 29 de outubro, também chamada Comarca de TAUBATÉ. Ainda nesse ano, o bandeirante Antonio Siqueira Albernaz, morador em TAUBATÉ , fundou o povoado de Guarapiranga, atual município de Piranga (MG).
1702 - O bandeirante Tomé Portes DeI Rei, morador em TAUBATÉ , fundou os povoados de São João Dei Rei e São José DeI Rei, atual cidade de Tiradentes (MG). 
1705 - O bandeirante Jorge Dias Velho, morador em TAUBATÉ , fundou o arraial de Caçapava (atual bairro de Caçapava Velha), núcleo de origem da cidade de Caçapava (SP). Naquele mesmo ano, foi concluída em TAUBATÉ a igreja de N. S@ do Rosário, que na época situava-se fora do perímetro urbano da vila.
1708 - Reuniram-se em TAUBATÉ, paulistas e taubateanos para, juntos, organizarem o combate aos "emboabas", em represália ao episódio ocorrido no "Capão da Traição" (MG). 
1709 - Partiram de TAUBATÉ para a região mineradora, paulistas com taubateanos para, sob o comando do bandeirante Amador Bueno da Veiga – nomeado cabo-maior dos paulistas - combaterem os portugueses e nortistas (os "emboabas") pela posse das minas, no movimento nativista conhecido como "Guerra do Emboabas". 
1710 - O bandeirante Miguel Garcia de Almeida, morador em TAUBATÉ, fundou o povoado de Aiuruoca (MG).
1711 - André João Antonil - pseudônimo do religioso italiano, Giovanni Antonio Andreoni - publicou em Lisboa a obra intitulada "Cultura e Opulência do Brasil por suas Drosas e Minas", onde descreveu o roteiro para as minas, a partir de TAUBATÉ. 
1717 - D. Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar, passou por TAUBATÉ, em direção às minas, para assumir o posto de Capitão Geral das Minas Gerais, para o qual fora nomeado.
1745 - I Centenário de elevação de TAUBATÉ à ategoria e vila. 
1746 - A )Q de janeiro, a Câmara de TAUBATÉ completou seu Q Centenário. 

1747 - O licenciado Timóteo Coitêa de Toledo, obteve licença da Cúria de São Paulo, passada pelo Bispo D. Bemardo Rodrigues Nogueira, em 12 de dezembro, autorizando a construção da Capela de N. Sra. do Pilar, em TAUBATÉ. 

1748 - Timóteo Coitêa de Toledo celebrou, a 5 de junho, um contrato com o mestre de obras Francisco Veloso de Aguiar, para dar início à construção da Capela de N. Sra. do Pilar.
1751 - D. Antônio Rolim de Moura, Io. Conde de Azambuja, de passagem por TAUBATÉ, deixou um breve registro de suas impressões sobre a vila: "Na noite seguinte fiquei na vila de Tambaté, a melhor que vi naquele caminho, bem assentada, com boas mas, largas e compridas, alegres e seus moradores mais civilizados. " 
1757 - Fundação, em TAUBATÉ , da Ordem Terceira de São Francisco. 
1773 - O povoador Francisco Barreto Leme, morador em TAUBATÉ, fundou o povoado que deu origem à cidade de Campinas (SP). 
1789 - Envolvimento de taubateanos na Inconfidência Mineira: o padre Carlos Corrêa de Toledo, e seu irmão, o Sargento-mor Luiz Vaz de Toledo, ambos arrolados nos autos da Devassa, como diretamente implicados no caso. 
1795 - Sesquicentenário de elevação de TAUBATÉ à categoria de vila. 
1800 - O padre Bento Cortez de Toledo, taubateano, participou da fundação de um povoado que deu origem à cidade de Caçapava do Sul (RS). 
1817 - Os naturalistas alemães Spix e Martius passaram por TAUBATÉ, ocasião em que Thomas Ender pintou uma aquarela do Convento de Santa Clara, cujo original encontra-se na Pinacoteca de Viena. Naquele mesmo ano, era criada a Vara de Juiz de Fora, para ações cíveis, criminais e de órfãos, em TAUBATÉ. 
1821 - O pintor francês Armand Julien Palliere, de passagem por TAUBATÉ, desenhou uma planta da vila - a primeira de que se tem conhecimento­ destacando a igreja matriz, a capela de N. Sra. do Pilar, o Convento de Santa Clara, o largo do Rosário e a cadeia pública, além de situar o tanque (atual Mercado Municipal) e identificar as ruas existentes, por seus nomes da época. O original desta planta encontra-se no I. E. B. (Instituto de Estudos Brasileiros) da Universidade de São Paulo. 
1822 - TAUBATÉ tornou-se cabeça de Distrito eleitoral, por decisão da Assembléia Constituinte e Legislativa, convocada a 3 de julho, pelo Ministro José Bonifácio. Nesse mesmo ano, o Príncipe Regente, D. Pedro de Alcântara, em viagem a São Paulo e Santos, pernoitou em TAUBATÉ , de 21 para 22 de agosto, recebendo o apoio dos taubateanos, oito dos quais integraram-se à sua comitiva, estando presentes no momento da Proclamação da Independência do Brasil. Ainda nesse mesmo ano, o naturalista ftancês August de Saint-Hillaire, de passagem por TAUBATÉ, fez algumas anotações de suas impressões locais, que, posteriormente, incluiu em sua obra "Segunda Viagem a São Paulo e Quadro Histórico da Província de São Paulo", de 1830. 
1827 - O artista francês, Jean Baptiste Debret, visitou TAUBATÉ, realizando uma aquarela que retrata a vila. O original de seu trabalho pertence ao acervo da Fundação Castro Maia (RJ). Naquele mesmo ano, um outro francês, o naturalista Alcides Dessalines, a serviço do Museu de História Natural de Paris, visitou TAUBATÉ, registrando suas impressões, que constam de sua obra "Viagem Pitoresca às Duas Américas": "... a cidade (sic) domina a planicie, onde se notam pequenas matas dispersas. Destaca-se à direita da estrada, o convento dos franciscanos, uma bela aléa de palmeiras em frente..." 
1832 - Pela Lei de 29 de dezembro, o Código Criminal do Império, em seu artigo 3Q, determinou a criação da Comarca de TAUBATÉ.
1833 - Por Ato do Presidente da Província de São Paulo, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, em Conselho datado de 23 de fevereiro, TAUBATÉ passou a ser "Cabeça de Comarca", em cumprimento da Lei Geral de 29 de dezembro do ano anterior. 
1838 - O Marechal Daniel Pedro Müller publicou o "Ensaio d'un Quadro Estatístico de Província de São Paulo" - primeiro livro impresso em São Paulo - onde TAUBATÉ aparece entre as localidades de maior população na Província, com 11.833 habitantes. 
1842 - Por Lei promulgada a 5 de fevereiro pelo Barão de Monte Alegre, Governador da Província de São Paulo, TAUBATÉ tornou-se cidade, sendo a primeira vila no Vale do Paraíba a conquistar esta condição. Nesse mesmo ano, TAUBATÉ envolveu-se nas Revoltas Liberais, ao lado de outras vilas valeparaibanas, tendo ocorrido manifestações nas ruas da cidade entre 25 e 26 de maio e novamente a II de junho. A 13 de junho do mesmo ano, o Barão de Caxias chegou a TAUBATÉ em missão de "pacificação". Ainda nesse mesmo ano, a 17 de setembro, um violento incêndio destruiu grande parte do Convento de Santa Clara. 
1843 - O pintor primitivista Miguel Benício Outra, natural de Itu, visitou TAUBATE, registrando em aquarela, o Convento de Santa Clara e parte da cidade. 
1845 - Comemorou-se em TAUBATÉ, o 11 Centenário de elevação à categoria de vila. 
1846 - A 12 de janeiro, a Câmara de TAUBATÉ completou seu segundo centenário. 
Nesse mesmo ano, TAUBATÉ recebeu a visita de D. Pedro 11. 
1847 - A Assembléia Legislativa da Província de São Paulo, criou em TAUBATÉ um Liceu Público, com funcionamento até 1852, às custas do governo provincial, funcionando no Convento de Santa Clara. 
1860 - Em viagem pelo Vale do Paraíba, o escritor e jornalista português, Augusto Emílio Zaluar, passou por TAUBATÉ, anotando algumas observações locais, que seriam utilizadas na obra "Peregrinação pela Província de São Paulo" de sua autoria: "00. Taubaté é uma cidade grande, populosa, ativa (..) é a cidade de maiores proporções e de mais movimento que até agora temos visitado na Província de São Paulo". 

1861 - Surgiu o primeiro jornal de TAUBATÉ, o "Taubateense", com tiragem semanal, circulou até 1863, tendo como redator Antonio Gomes de Araujo; seu primeiro exemplar circulou na 5a. feira, 29 de agosto. 
1862 - O educador dinamarquês, Edmund Morewood, radicado em TAUBATÉ, fundou nesta cidade, o Colégio São João Evangelista. 
1864 - Tiveram início as atividades do Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, instituição que antecedeu o Hospital Santa Isabel. 
1865 - A Câmara de TAUBATÉ mobilizou a população local para prestar auxílio, tanto pecuniário, quanto voluntário, ao governo imperial, na Guerra do Paraguai. 
1867 - A população de TAUBATÉ levantou fundos, através de subscrições, em auxílio ao governo imperial, na Guerra do Paraguai. 
1868 - TAUBATÉ recebeu a visita dos Condes D'Eu, Gastão e Isabel.
1874 - Um grave surto de varíola assolou TAUBATÉ e cidades vizinhas. 
1876 - Foi inaugurada a estação ferroviária de TAUBATÉ, pertencente à Cia. de Estrada de Ferro São Paulo e Rio de Janeiro, que precedeu a Estrada de Ferro Central do Brasil (atual Rede Ferroviária Federal S/A). Naquele mesmo ano, iniciava-se a construção do Teatro São João, no Largo da Princesa Imperial (atual Praça Dr. Monteiro).
1877 - O Dr. Francisco de Paula Toledo, advogado, vereador e deputado taubateano, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, publicou sua "História do Município de Taubaté", primeira publicação de que se tem notícia, sobre, a História local. 
1878 - Inaugurado o Teatro São João. Nesse mesmo ano, era também inaugurada a Cia. de Navegação a Vapor do Alto Paraíba, com percurso regular, para o transporte de passageiros e cargas, entre Cachoeira Paulista e Quiririm. 
Ainda nesse ano, era inaugurada a linha de bondes a vapor entre TAUBATÉ e Tremembé. Também nesse mesmo ano, a 2 de novembro, TAUBATÉ recebeu a visita do Imperador D. Pedro II. 
1879 - Iniciam-se as atividades do Colégio N. Sm do Bom Conselho, criado em TAUBATÉ, por iniciativa de D. José Pereira da Silva Barros, passando a administração escolar a eargo das irmãs de São José. 
1881 - Instalou-se em TAUBATÉ, o serviço de abastecimento de água, sob a responsabilidade do engenheiro Fernando de Mattos. Nesse mcsmo ano, instalou-se em TAUBATÉ a Companhia de Bondes Urbanos de tração animal, de propriedade de João Mourão e Cia. 
1882 - Nasceu em TAUBATÉ, a 18 de abril, o escritor José Bento Monteiro Lobato, que, pela repercussão alcançada através de sua obra literária, viria a se tornar o mais ilustre taubateano. 
1883 - Começou a funcionar o Gasômetro de TAUBATÉ (C ia. de Gás e Óleos Minerais) para a refmação do xisto betuminoso, matéria-prima extraída das jazidas de Tremembé, da qual se retirava o gás utilizado para a iluminação das ruas de TAUBATÉ.
1884 - Inaugurado em TAUBATÉ, o serviço de iluminação a gás, fornecido pela Cia. de Gás e Óleos Minerais, através de cento e sessenta e nove lampiões, espalhados pelas principais ruas da cidade. 
1887 - Em Projeto de Lei apresentado ao Senado, a 5 de outubro, para a criação da Província do Rio Sapucaí, TAUBATÉ, por sua importância sócio­econômica, foi indicada para ser a capital da nova Província.
1888 - A 4 de março, a Câmara Municipal declarou extinta a escravidão em TAUBATÉ, libertando todos os 2.568 escravos do município, antecipando­se em mais de dois meses à Lei Áurea, sendo um dos poucos municípios brasileiros a fazer essa concessão. Nesse mesmo ano, foi ampliado o serviço de abastecimento de água da cidade. Ainda nesse mesmo ano, a pedido do Imperador D. Pedro 11, foi fundado em TAUBATÉ , o Instituto de Agricultura, Artes e Oficios. 
1889 - Teve início a construção da Estrada de Ferro TAUBATÉ-Ubatuba, cujas obras, já bastante adiantadas, foram paralisadas definitivamente, por razões políticas e econômicas.
1890 - A 16 de agosto, foi fundado o Núcleo Colonial Agrícola de Quiririm. 

1891 - A 4 de maio, tiveram início as atividades daquela que seria a indústria pioneira no Vale do Paraíba, a C. T. I. (Companhia TAUBATÉ Industrial) com sua primeira diretoria organizada pelo empresário Félix Guisard, composta pelos senhores Waldemar Bertelsen (Diretor Comercial) e Rodrigo Nazareth de Souza Reis (Diretor-Presidente). 
1893 - Instalação da Empresa Telefônica de TAUBATÉ, de propriedade da firma Barbosa & Barbosa.
1895 - A IQ de dezembro, foi fundada em TAUBATÉ, a Associação Artística e Literária, pelo Df. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, reunindo diversos grupos para produções culturais em diferentes áreas. 

1897 - Foi inaugurado o Hipódromo Taubateense. 
1899 - Foi editado por Coelho de Carvalho, o Almanaque Ilustrado do Diário de TAUBATÉ. 
1900 - TAUBATÉ produziu 600.588 arrobas de café, peso equivalente a 53.236.720,908 Kg ., considerada a maior produção da região, passando a liderar a produção cafeeira no Vale do Paraíba. Nesse mesmo ano, T AUBATÉ era a cidade mais populosa da região, com 36.723 habitantes. 
1902 - A 7 de setembro, foi inaugurada a primeira escola pública de TAUBATÉ, construída no mesmo local da antiga Câmara e Cadeia - esquina das ruas Marquês do Herval e São José (atuais Dr. Pedro Costa e Anízio Ortiz . o Monteiro). E a atual Escola Estadual de 1- Grau "Dr. Lopes Chaves". Seu projeto de construção foi fiscalizado por Euclides da Cunha. Nesse mesmo ano, era fundada a Associação dos Empregados no Comércio de TAUBATÉ.
1903 - Inaugurou-se a sede da Associação Artística e Literária, à Rua Visconde do Rio Branco, no mesmo prédio onde atualmente funcionam os Departamentos de História, Letras e Pedagogia, da Universidade de TAUBATÉ. 

1905 - Rabello & Cia. editaram um Almanaque Ilustrado de TAUBATÉ. 

1906 - Realizou-se em TAUBATÉ, a 26 de fevereiro o "Convênio de Taubaté", reunindo os governantes dos três maiores produtores de café do país: Jorge Tibiriçá (SP), Francisco Salles (MG) e Nilo Peçanha (RJ).
1908 - A 15 de janeiro, tomou posse o primeiro Prefeito Municipal de TAUBATÉ, Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal, para um mandato de sete anos. Nesse mesmo ano, a 7 de junho, foi criado o Bispado de TAUBATÉ, pelo Papa Pio X, através da bula "Dioecesium Nimiam Amplitudinem". Ainda nesse mesmo ano, Taubaté e cidades vizinhas foram assoladas por um surto de varíola.
1909 - A 29 de abril, foi nomeado o primeiro bispo de TAUBATÉ, D. Epaminondas Nunes de Ávila e Silva.
1910 - A 20 de fevereiro, foi inaugurado o Seminário Episcopal de TAUBATÉ e o Colégio Diocesano "Santo Antonio", ambos criados por D. Epaminondas, primeiro bispo de TAUBATÉ. 
1912 - Pela Lei n2 1343, de 17 de dezembro, foi fundado o 52 Batalhão da Polícia Militar de TAUBATÉ.
1913 - Foi inaugurado em TAUBATÉ, o serviço de iluminação elétrica, fornecida pela usina da Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio de Janeiro, em substituição à iluminação a gás, em funcionamento desde 1884. 

1914 - A 1- de novembro, foi fundado o Esporte Clube TAUBATÉ. Nesse mesmo ano, o jornal "O Estado de São Paulo" publicou o artigo "Uma Velha Praga", de autoria do escritor taubateano Monteiro Lobato. 
1915 - Foi inaugurado o Mercado Novo (atual Mercado Municipal), no mesmo local onde, desde 1860, já existia o Mercado Velho. 
1918 - A literatura brasileira enriqueceu-se, com a publicação da obra "Urupês", primeiro trabalho literário de autoria de Monteiro Lobato, que o imortalizou pela criação do personagem "Jeca Tatu".
1919 - A 2 de março, foi inaugurado o Orfanato Santa Verônica. 
1921 - A 19 de setembro, foi inaugurado o Cine-Teatro Polytheama, atual Cine Metrópole, projeto do arquiteto italiano Andrea Parodio 
1924 -Instalou-se em TAUBATÉ, a Companhia Fabril de Juta Ltda. 
1925 - Em dezembro, a Lei n.º 2.087, criou o Distrito de paz de Quiririm. 

1926 - Pela Lei Municipal nQ 247, datada de 18 de março, foi criado o Brasão de Armas de TAUBATÉ, de acordo com projeto de historiador Affonso d'Escragnole Taunay e desenho de José Wasth Rodrigues. Nesse mesmo ano, foi inaugurada a Rodovia São Paulo - Rio de Janeiro. 
1929 - A 24 de setembro, foi inaugurado o Santuário de Santa Terezinha, cuja construção somente seria concluída na década de 1930. Nesse mesmo ano, foi criada em TA UBA TÉ , a Escola Normal Municipal. 
1930 - Em razão da Revolução que colocou Getúlio Vargas no poder, foi nomeado interventor em TAUBATÉ , o Major João Cândido Zanani. 1931 - A I Q de outubro, instalou-se o Centro de Saúde de TAUBATÉ.
1932 - Iniciada a Revolução Constitucionalista Paulista, TAUBATÉ enviou para as frentes de combate, o "Batalhão Jacques Félix". Nesse mesmo ano, instalou­se o Ginásio Estadual de TAUBATÉ, no mesmo prédio da antiga Associação Artística e Literária, extinta em 1927. Ainda nesse ano, começou a funcionar a Cia. Predial de TAUBATÉ. 
1934 - Foi criada a Associação Comercial de TAUBATÉ. 
1936 - A 16 de julho, foi fundado o TAUBATÉ Country Club. 1939 - Foi inaugurado o Instituto Comercial de TAUBATÉ. 
1940 - A Empresa de ônibus Pássaro Marrom inaugurou suas linhas em TAUBATÉ. 

1941 - Inaugurada a primeira estação de radiodifusão de TAUBATÉ, a Rádio Difusora, cujo prefixo era ZY A-8, tendo por Diretor técnico, o radialista, escritor e jornalista Emilio Amadei Beringhs, considerado o pioneiro no midialismo do Vale do Paraíba.
1942 - A 5 de fevereiro, comemorou-se o I Centenário de elevação da vila de TAUBATÉ, à categoria de cidade, com a inauguração de um obelisco de granito, contendo três placas comemorativas, instalado na Praça Dr. Campos Saltes. 
1944 - A 3 de fevereiro, foi instalada a Casa da Lavoura de TAUBATÉ, em prédio especialmente construido, na Praça 8 de Maio. 
1945 - A 5 de dezembro, TAUBATÉ comemorou seu III Centenário de elevação à categoria de vila, com a publicação de um Álbum Taubateano, comemorativo ao Tri-Centenário de TAUBATÉ, edição organizada por Benedito Marcondes Ferreira e Joaquim Ortêncio Martins, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de TAUBATÉ. 
1946 - A lQ de janeiro, a Câmara de TAUBATÉ completou seu 3Q Centenário. Nesse mesmo ano foi inaugurado o prédio do Fórum de TAUBATÉ, situado na Praça Monsenhor Silva Barros. 
1950 - Inauguração da Rodovia Presidente Dutra (BR 116), em substituição à antiga Estrada Rio-São Paulo. 
1956 - Foi criada a IJI Faculdade em TAUBATÉ , a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, instalada no antigo prédio da Associação Artística e Literária, fundada em 1895. Atualmente, aquele prédio pertence a Universidade de TA UBA TÉ, abrigando em suas dependências os Departamentos de História, Letras e Pedagogia. 
1957" - Instalou-se em TAUBATÉ a primeira indústria de grande porte, a Mecânica Pesada SI A, marco inicial da industrialização moderna, em TAUBATÉ , e região. 
1959 - A 19 de setembro, foi fundado o Ginásio Municipal "Prof. José Ezequiel de Souza".
1967 - A 02 de dezembro, inaugurou-se a Escola de Música, Artes Plásticas e Cênicas "Maestro Fêgo Camargo". 
1968 - A 14 de janeiro, foi inaugurado o Estádio "Joaquim de Moraes Filho", estádio municipal, sede do Esporte Clube TAUBATÉ, fundado em 1914. 

1972 - Foi criada a bandeira de TAUBATÉ, de autoria do cronista e radialista Emílio Amadei Beringhs, através da Lei Municipal nQ 1358, de 14 de julho. 
1975 - Foi inaugurado o Hospital de Clínicas de TAUBATÉ, que passou a denominar-se Hospital Santa Isabel, após a transformação do antigo hospital em Hospital Escola da Universidade de TAUBATÉ. 
1976 - A 2 de janeiro, foi criada a Universidade de TAUBATÉ (UNITAU) autarquia municipal, comportando diversos cursos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.
1981 - A 21 de Abril, foi instalado o Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato.

1982 - A 29 de abril, foi inaugurado o Terminal Rodoviário de Passageiros de TAUBATÉ.

1985 - A 23 de dezembro, foi inaugurado o Museu de Arte Sacra de TAUBATÉ, instalado na Capela de N. Sra. do Pilar. Nesse mesmo ano, foi criado o Horto Municipal de TAUBATÉ.

1988 - A 5 de dezembro, foi inaugurada a Divisão de Museus, Patrimônio a Arquivo Histórico de TAUBATÉ, instalada em ampla construção que reproduz, com perfeição, uma das velhas sedes de fazendas produtoras de café da região.

1989 - Em dezembro, foi criada a Brigada de Aviação do Exército (BAVEX), transformando o I Q Batalhão de Aviação do Exército em Base de Aviação de TAUBATÉ e I Q Batalhão de Helicópteros.

FONTE: http://www.taubate.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com