domingo, 3 de julho de 2011

ARACAJU SEDIA ENCONTRO DE MAÇONS

Neste domingo, 3, maçons de vários Estados brasileiros e de outros países da América do Sul participaram da XL Assembleia Geral da Maçonaria do Brasil, que, pela primeira vez, acontece em Aracaju. O evento está sendo realizado no auditório do Hotel Mercure, na Praia de Atalaia.
O grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Sergipe, José Valter Rodrigues dos Santos, informa que o objetivo da Assembleia é discutir temas internos da instituição maçônica e temas externos de interesse da sociedade. “Estão todos os grãos-mestres das grandes lojas do Brasil e de alguns países da América do Sul, além do supremo conselho da Confederação da Maçonaria Interamericana”, disse.
 
Durante o evento, o governador Marcelo Déda fez um pronunciamento, destacando as realizações do seu Governo. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo coordenador geral, Antônio Fontes Freitas, que fez um relato sobre a trajetória pessoal e política do governador Marcelo Déda. “Ele é uma das forças políticas e renovadoras de Sergipe. É também um dos maiores oradores do país”, considerou.
Déda iniciou a palestra falando sobre o papel da economia sergipana na atual conjuntura. O governador demonstrou satisfação em participar do encontro com os maçons e fez menção à história dos povos. “A organização atravessou com êxito momentos conturbados da história ocidental, dentre os quais se destaca a Revolução Francesa, bebeu do Iluminismo, trazendo para a América os valores da liberdade, da tolerância, do racionalismo e da democracia. Chegou ao Brasil para ser uma das pedras de toque da construção da nação, implantando um trabalho extraordinário”, relembrou.
Déda destacou em seu discurso a figura de José Bonifácio de Andrade Silva, primeiro grão-mestre, e também do imperador Dom Pedro I, que encontrou na maçonaria não apenas apoio político, mas, sobretudo, conforme enfatizou, o conteúdo ideológico e doutrinário. “Na maçonaria, ele encontrou a substância política para que assumisse o papel que a história lhe reservava”, observou, confidenciando a existência de um maçom em sua família – seu avô, José de Carvalho Déda.  “Com ele, aprendi a respeitar o papel de todos aqueles que sob o manto da fraternidade se organizam para contribuir com a sociedade, colaborar com a afirmação dos valores humanistas e com a defesa da humanidade cada vez mais livre e mais iluminada e que no cotidiano e no passado são responsáveis por grande contribuição à pátria brasileira”, ressaltou.
Promovida pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil juntamente com a Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, com o apoio da Empresa Sergipana de Turismo, o encontro dos maçons é considerado o maior evento da maçonaria brasileira. Em Sergipe, a Assembleia Geral reuniu cerca de 1.500 participantes.
O evento prossegue até a próxima quinta-feira, 7. A programação mescla temas oficiais da Maçonaria e da cultura sergipana. De acordo com o grão-mestre José Valter Rodrigues dos Santos, além dos encontros oficiais, os participantes terão a oportunidade de conhecer pontos turísticos aracajuanos, como o Palácio-Museu Olímpio Campos, os mercados centrais e haverá ainda a Noite da Sergipanidade, com a apresentação de grupos culturais da cidade de Canindé do São Francisco e de artistas sergipanos.
Em Sergipe, a Grande Loja Maçônica foi fundada em 15 de novembro de 1983, tendo o primeiro grão-mestre e fundador da Grande Loja o professor Antônio Fontes Freitas, aposentado da Universidade Federal de Sergipe, que já atuou como secretário de Estado da Educação e da Indústria e Comércio, e da Ciência e Tecnologia, além de ser ex-diretor da Codise e Cohab. Em março de 1984, a Grande Loja foi recebida pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil.
Atualmente, a Grande Loja possui 13 Lojas funcionando regularmente: Sete de Setembro, Serigy, Tiradentes, Segredo dos 33, Fraternidade Sergipense, Estrela do Oriente, Justiça e Liberdade e Atalaia (todas em Aracaju), Luzes da Serra e Unidos da Serra (em Itabaiana), Luzes da Piedade (Lagarto), Luzes do São Francisco (Neópolis), Luz e Paz Canindeense (Canindé do São Francisco).
Com informações da ASN
FONTE: INFONET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com