quarta-feira, 27 de julho de 2011

REAÇÕES DE MAÇONS E OBEDIÊNCIAS À MATANÇA NA NORUEGA

Tradução José Antonio Filardo
O jornal sueco Ekurinen  publicou neste 24 de julho de 2011 um artigo Fördömer daden i Oslo  (Na seção Debate) onde as atrocidades cometidas por Anders Behring Breivik são condenadas por unanimidade pelos 50 mil membros da Maçonaria do sistema (Rito) sueco. O artigo retoma o comunicado do Grão Mestre Ivar A. Skar publicado no site Maçons da Noruega (Tradução abaixo).
O fórum assinado por Hans-Erik da Loja de Santo André St-Eskil convida a visitar o site da Ordem para perceber que esta não é uma sociedade secreta que, gradualmente leva seus membros a um desenvolvimento pessoal. Ele lembra que a Ordem está aberta apenas aos homens portadores de verdadeiros valores cristãos.
Comunicado do Grão-Mestre da Noruega
"Nós maçons estamos particularmente chocados com este crime hediondo no distrito governamental de Oslo e na ilha de Utoya, declarou o Grão-Mestre Ivar A. Skar, Grão-Mestre da Maçonaria norueguesa.
Estamos tristes pelos muitos mortos e demonstramos nossa tristeza em relação às famílias e amigos das vítimas desse assassinato.
Os meios de comunicação divulgaram a participação do autor como membro de uma loja maçônica da Noruega. Neste sentido informamos que o covarde assassino em massa foi imediatamente expulso da Loja.
Isso que ele cometeu contra a humanidade é completamente inconsistente com o que a Maçonaria defende: a tolerância, humanismo e a fraternidade.
A Maçonaria é baseada em valores cristãos e humanitários. Quem quiser se tornar membro deve contribuir para promover o amor ao próximo, a paz e deve trabalhar em favor da felicidade humana.
A polícia e a justiça receberão todo o apoio necessário em seus esforços para esclarecer as circunstâncias deste assassinato em massa e a condenação do autor.
Reação obediencial originária em Quebec
O site de notícias online Canoe.ca  publicou neste 25 de julho de 2011 um artigo do Jornal de Montreal intitulado Os maçons inquietos. O artigo informa os estado de inquietude nascido no seio da maçonaria do Quebec com a divulgação do suposto assassino vestindo um avental e um colar de cargo. O porta-voz da Grande Loja do Quebec  respondeu dizendo que a Maçonaria é um movimento filosófico baseado na tolerância e na abertura aos outros. Nós não defendemos a violência nem o ódio
Da Romênia
A Grande Loja Feminina da Romênia  emitiu um comunicado de imprensa em inglês no qual ela condena o massacre que ocorreu(…) na Noruega e manifesta sua solidariedade com as famílias enlutadas e seus amigos.
Parece inconcebível que um maçom pudesse ser a base de tais atos criminosos, em total contradição com os princípios da Maçonaria, que é uma instituição que promove a moralidade e a ética, cultivando o espírito de liberdade e da tolerância.
A Marea Loja Feminina a Romaniei (MLFR)  acrescentou: A Maçonaria aceita e não exclui qualquer cultura, qualquer religião. Ela responde a todas as crenças ideológicas ou políticas que não sejam contrárias aos direitos humanos. O que nos une, a nós maçons, qualquer que seja a nossa língua, cultura ideologia ou religião é a ideia de tolerância para todas as pessoas na terra, quaisquer que sejam as suas diferenças. Queremos mencionar que nada é mais oposto à Maçonaria que o fundamentalismo em todas as suas formas. Queremos sublinhar os esforços de todas as nossas organizações na luta contra todas as formas de fundamentalismo onde quer que eles apareçam.
Da Espanha

O Blog El Mason Aprendiz publicou neste 26 de julho de 2011 um artigo A GLSE condena os crimes da Noruega. A Gran Logia Simbolica Española  condena estes terríveis crimes cometidos na Noruega por um indivíduo perturbado, cuja loucura causou quase uma centena de vítimas. A GLSE afirma que a Maçonaria Universal, cujos princípios são a liberdade, igualdade e fraternidade, não teve nem pode ter a ver com as ideias e as atividades deste criminoso. Ela acrescenta: mas alguém cometeu o erro de permitir sua entrada na nossa fraternidade de pessoas livres e tolerantes.
Nota: Artigo de El Masón Aprendiz anota como fonte a  página do Facebook da GLSE  mas esta comunicação não pôde ser encontrada.
Da França
Uma mensagem do Grão-Mestre da Grand Loge Mixte Universelle, Guy Roman, foi divulgada sob o título A Grande Loge Mixte Universelle e o drama norueguês. O Grão-Mestre assim se expressa: A Grande Loge Mixte Universelle potência maçônica secular e republicana, que sempre lutou com força e determinação contra os extremismos de todos os tipos condena o ato de barbárie que afeta o povo norueguês.
Desde a sua criação, a Grande Loge Mixte Universelle pretende contribuir para a formação de homens e mulheres livres, assim como Cidadãos e Cidadãs seculares militantes para uma sociedade progressista. A Grande Loge Mixte Universelle recorda seu compromisso com a lei de 1905 onde o Secularismo continua a ser o guardião da boa convivência.
Da Suíça
Uma declaração de 25 de julho de 2011 assinado por Jean Michel Mascherpa, Grão-Mestre da Grande Loja Suíça Alpina Desde sábado, a TV e jornais ao redor do mundo relatam os trágicos acontecimentos que ocorreram na Noruega, o assassinato abjeto cometido por Anders Behring Breivik está além da compreensão. Ele foi fotografado em paramentos Maçônicos e se declara “fundamentalista cristão”. É impensável para o mundo maçônico que este homem tenha podido um dia fazer parte, até onde sua participação da Grande Loja da Noruega tenha sido confirmada.
Os Irmãos da Grande Loja Suíça Alpina dirigem-se às famílias das vítimas deste crime incompreensível e lhes apresentam a expressão sua profunda simpatia. Eles também enviam suas condolências mais fraternas à Grande Loja da Noruega que deve sentir no fundo do seu coração, o desespero de não ter sido capaz de imaginar o potencial criminal do homem que ela acolheu entre seus membros.
A Maçonaria Suíça da Grande Loja Suíça Alpina, membro da cadeia fraternal mundial está consternada pelo horror ao ato cometido em nome de uma ideologia extremista afirmada e de uma visão de mundo que não é a sua.
Reafirmamos vigorosamente que a Maçonaria opõe-se firmemente a qualquer fundamentalismo religiosa ou político, que ela condena veementemente o radicalismo intelectual assim como todas as atitudes desumanas e intolerantes. A Maçonaria defende o contrário, os valores do Iluminismo do século 18 de tolerância e humanismo. Ela se engaja no mundo para a promoção da democracia, do secularismo, do respeito as crenças e opiniões individuais, no interesse da cadeia do amor fraterno universal. 
Da Holanda
William S. Meijer, Grão-Mestre da Ordem dos maçons holandeses, publicou em 25 de julho no site da Orde van Vrijmetselaren onder het Gootoosten der Nederland  uma Declaração sobre Oslo
Os maçons estão, como os seus concidadãos, chocados com os acontecimentos violentos em e em próximo a Oslo em 22 de julho, e pelo horror dos massacres . Ele disse que era incapaz de entender a mentalidade do autor falando sobre suas crenças confusas misturando fundamentalismo cristão, ódio aos muçulmanos e ideias emprestadas da Maçonaria.
Por que é uma reação da parte dos maçons holandeses, embora provavelmente nem o exército nem a Igreja tenham sido convidados a responder pelos crimes de um solitário perturbado, que é membro delas (…) ?
Durante a sua existência desde aproximadamente 1700, os maçons têm sido muitas vezes suspeitos das coisas mais horríveis, principalmente da parte de regimes autoritários e totalitários e da parte de igrejas dogmáticas. (…)
A erradicação do preconceito é difícil, especialmente porque eles são o resultado de um longo processo de doutrinação. (…) O Grão-Mestre faz referência ainda aos ideais de fraternidade da Maçonaria e ao valor conferido à pessoa humana, a igualdade das pessoas, seus direitos, responsabilidade de cada um de seus atos. Ele também lembra que, de acordo com a Constituição da Ordem holandesa o Maçom deve obedecer às leis de seu país.
Embora existam diferenças entre as diferentes organizações maçônicas, elas partilham estes objetivos humanitários .
O Grão-Mestre não pode, portanto, explicar como se pode passar desta reflexão ao assassinato a sangue frio. Apenas uma disfunção psicológica do agressor pode servir de explicação. Claro, a maçonaria, bem como outra associações e igrejas totalmente não violentas não estão imunes a um “lobo entre ovelhas”, em total contradição com as intenções nobres da organização.
Montar uma lista dos maçons, de um lado e de cristãos fundamentalistas e jihadistas islâmicos de outro, conforme recomendado por um especialista em terrorismo na Universidade à televisão NOS seria uma grave injustiça para os maçons e suas associações.
O Grão-Mestre conclui sua declaração clamando por especial atenção para as vítimas dos ataques terrível na Noruega e suas famílias. E continuar a contribuir para uma sociedade aberta, por mais vulnerável que ela seja.
Da Itália

O Grão-Mestre do Grande Oriente d’Italia  Gustavo Raffi condenou vigorosamente  o massacre de 24 de julho de 2011. Ele qualifica Breivik de assassino em massa e exibicionista louco. Ele expressou seu profundo pesar pelas jovens vítimas do massacre de Utoya e expressou a sua firme condenação do assassino que desencadeou o inferno na Noruega: Anders Behring Breivik é um exibicionista perturbado, um fundamentalista que deve responder por sua violência e seu crime.
A explosão da loucura de um assassino em massa não pode criminalizar ou se identificar com o cristianismo fundamentalista cristão ou identificar, ou jogar lama sobre a Maçonaria por uma foto em uma pose postada no Facebook .
Ele referiu-se à busca da verdade e estimou que não havia necessidade de encontrar bodes expiatórios.

FONTE: BIBLIOT3CA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com