sábado, 23 de julho de 2011

ATENTADOS NA NORUEGA em 22 de julho de 2011

Mulher ferida é socorrida após a explosão em Oslo, Noruega - Thomas WinjeScanpixAFP

Oslo, 25 jul (EFE).- O suposto autor dos atentados de Oslo, Anders Behing Breivik, afirmou hoje ao juiz Kim Heger que está disposto a passar o resto de sua vida na prisão pelos crimes que cometeu na sexta-feira e provocaram a morte de 76 pessoas, informou a polícia.

Nesta segunda-feira (25) a polícia corrigiu para 76 o número de mortes nos dois atentados ocorridos na Noruega, após reduzir de 85 para 68 o número de vítimas no encontro de jovens do partido trabalhista na ilha de Utoeya, e elevar de 7 para 8 o de mortos no complexo governamental de Oslo.
FONTE: YAHOO


Um atentado a bomba atingiu nesta sexta-feira vários prédios do quartel-general do governo da Noruega, em Oslo, e deixou pelo menos sete mortos e 15 feridos.
A polícia afirmou que a explosão foi causada por pelo menos uma bomba, mas não havia ainda suspeita sobre os autores do ataque.
Mulher ferida é socorrida após a explosão em Oslo, Noruega - Morten HolmScanpixAFP
Pouco depois, um outro ataque foi registrado em uma ilha próxima a Oslo. Um homem vestido de policial abriu fogo contra jovens reunidos em um encontro da juventude do Partido Trabalhista, na ilha de Utoeya. A imprensa local diz que pelo menos quatro pessoas morreram.
No atentado em Oslo, o escritório do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, foi bastante atingido, deixando vários feridos, segundo testemunhas.
"Estou ileso e em segurança, mas esta é uma situação séria, com uma explosão enorme, muitas vítimas", disse o primeiro-ministro em conversa telefônica com a emissora local TV2. Stoltenberg afirmou que a polícia o aconselhou a não revelar onde está.
A polícia pediu para que a população fique em casa e limite o uso de celulares.

Escombros e fumaça
A explosão destruiu várias janelas do prédio de 17 andares onde estão instalações do governo, lançando destroços a uma distância de 400 metros.
Imagens de TV mostravam vidros e escombros nas ruas e fumaça saindo de alguns prédios. A carcaça de pelo menos um carro estava na rua, e testemunhas disseram "sentir cheiro de enxofre".
Todas as ruas de acesso ao centro da cidade foram fechadas, segundo a rádio norueguesa NRK. Forças de segurança retiraram as pessoas da área, temendo uma outra explosão.
Oistein Mjarum, porta-voz da Cruz Vermelha, contou que seu escritório ficava perto do local da explosão e acompanhou a reação ao ataque.
"Houve uma enorme explosão que pôde ser ouvida em toda a capital", disse Mjarum à BBC.
Feridos
Homem ferido é socorrido após a explosão em Oslo, Noruega - Thomas Winje OijordScanpixAFP
O ministro de governo Hans Kristian Amundsen disse à BBC que ainda há feridos sob os destroços e não quis apontar possíveis causas do ataque.
"É impossível para nós especular em qualquer direção. Temos que focar nas operações de resgate. Ainda há pessoas nos prédios, há pessoas nos hospitais", disse Amundsen.
"Sabemos que essa situação é mais séria do que a maioria das que já tivemos na Noruega."
De acordo com a rede NRK, o primeiro-ministro Stolberg não quis comentar as possíveis causas do ataque. "Não vou especular sobre o ataque terrorista ter alguma relação com o envolvimento da Noruega na Líbia", afirmou.
O jornalista da NRK Ingunn Andersen disse que as instalações do maior tabloide norueguês, o VG , também foram atingidas.
"Vi que vidraças dos prédios do VG e do governo foram quebradas. Algumas pessoas ensanguentadas estão nas ruas. Está um caos completo por aqui", disse Andersen, segundo a agência de notícias Associated Press.

SUSPEITO TEM OPINIÕES DE DIREITA
O chefe de polícia Sveinung Sponheim disse que mensagens suas publicadas na internet “sugerem que ele tem opiniões políticas voltadas para a direita, anti-islâmicas”.


Mas ainda não sabemos se isso foi uma motivação para os eventos ocorridos”, disse ele à emissora norueguesa NRK.
Pouco se sabe sobre ele além do que foi publicado em sites de redes sociais como Facebook e Twitter e suas contas foram abertas apenas em 17 de julho. (Informações plantadas de forma prosital?)


Na sua suposta página do Facebook, ele se descreve como um cristão e um conservador. A página não está mais disponível, mas afirmava que ele se interessava por musculação, maçonaria e no poder do indivíduo.
Testemunhas nas ilhas Utoeya o descreveram como loiro, alto e vestido com um uniforme da polícia. A imagem no Facebook é de um homem loiro de olhos azuis.
O jornal norueguês Verdens Gang citou um amigo de Breivik dizendo que ele se voltou ao extremismo de direita quando tinha pouco menos de 30 anos de idade. O jornal diz também que ele participava de fóruns online expressando fortes opiniões nacionalistas.
Aparentemente ele não tinha treinamento militar específico, ou ficha criminal.
Acredita-se que Breivik tenha crescido e estudado em Oslo. Já adulto, mudou para fora da cidade e criou a empresa Breivik Geofarm, uma companhia agrícola para o cultivo de vegetais.


A imprensa norueguesa diz que por meio da empresa ele teria conseguido comprar fertilizantes, um ingrediente na fabricação de bombas.
Sua suposta conta do Twitter apresenta apenas uma mensagem, que cita o filósofo John Stuart Mill: “Uma pessoa com convicção tem a força equivalente a 100 mil que tenham interesses apenas”.

Pelo menos 92 pessoas morreram na sequência de um ataque à bomba em Oslo e num ataque a tiro num encontro de jovens, confirmou a polícia norueguesa, que suspeita que os ataques possam ter sido levados a cabo por uma mesma pessoa: o norueguês Anders Behring Breivik, que terá ligações à extrema-direita.
A maioria das vítimas (85) perdeu a vida na pequena ilha de Utoeya, onde decorria o campo de jovens, e as restantes sete ocorreram em consequência do ataque à bomba em Oslo.
A polícia deteve e está a interrogar um norueguês de 32 anos identificado como Anders Behring Breivik por alegado envolvimento nos ataques de ontem.

O homem foi detido ainda na ilha de Utoeya - nas imediações de Oslo - onde terá disparado e morto dezenas de jovens que frequentavam o campo de férias.
Entretanto, hoje de manhã foi detido outro jovem tendo em sua posse um canivete num lugar onde estavam reunidos alguns sobreviventes do massacre na ilha de Utoeya e onde o primeiro-ministro norueguês tinha acabado de chegar. O jovem explicou ser um membro da juventude trabalhista, a mesma que esteve ontem debaixo de fogo, e que apenas andava com o canivete no bolso porque não se sentia seguro.

A polícia está a perscrutar toda a ilha e as águas em seu torno com um mini-submarino, indicou à Reuters o inspector Bjoern Erik Sem-Jacobsen. “Não sabemos quantas pessoas estavam na ilha, pelo que temos que continuar à procura”.
A polícia está igualmente a averiguar a possibilidade de Anders Behring Breivik ter tido um ajudante. 
Não há notícias concretas de um segundo atacante, mas não estamos a excluir nenhuma possibilidade”, indicou a porta-voz da polícia de Oslo Trine Dyngeland.
Os ataques foram "um pesadelo", disse o primeiro-ministro
Este é o mais grave atentado terrorista na Europa desde que 52 pessoas perderam a vida em Londres em 2005, num ataque levado a cabo por terroristas islâmicos.
Numa conferência de imprensa hoje em Oslo o primeiro-ministro disse que os ataques foram como “um pesadelo”.
Nunca desde a II Guerra Mundial este país foi tão gravemente atingido por um crime desta envergadura”, disse Jens Stoltenberg.
Stoltenberg indicou ainda que deveria ter estado no campo da ilha de Utoeya - “um paraíso da juventude tornado num Inferno” - algumas horas após o ataque. 
O governante disse ainda que é demasiado cedo para comentar os possíveis motivos para o ataque. 
O Presidente norte-americano Barack Obama já condenou os ataques, tendo sublinhado: “Isto lembra-nos que toda a comunidade internacional tem uma grande responsabilidade na prevenção deste tipo de terror”. Por seu lado, o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, indicou que estes “actos de cobardia” não têm justificação.
Atacante estava vestido de polícia
Centenas de jovens estavam no campo organizado pelo Partilho Trabalhista, no poder na Noruega. Testemunhas oculares descreveram a forma como um homem alto e louro, vestido de polícia, abriu fogo de forma indiscriminada, fazendo com que várias dezenas de jovens se tivessem arremessado à água para fugirem das balas. Muitos dos jovens foram alvejados quando tentavam nadar para segurança.
Uma testemunha ocular, com 15 anos, descreveu a forma como o homem que ela julgou ser um políciaL abriu fogo contra a multidão. “Ele primeiro disparou contra as pessoas na ilha e depois começou a disparar contra as pessoas na água”, disse à AP a jovem delegada Elise.
Esta madrugada a polícia descobriu muito mais vítimas depois de pesquisar a área em torno da ilha. As autoridades alertaram já para a possibilidade de o número de mortos poder vir a aumentar depois de os polícias passarem a pente fino as águas em torno da ilha.
O atirador - que estaria armado com uma pistola, uma arma automática e uma caçadeira - terá apanhado o ferry vestido de polícia alegando que ia à ilha de Utoeya para investigar possíveis ligações com o atentado de Oslo, que tinha decorrido ao início da tarde, indicou o jornalista Ole Torp, da NRK, à BBC.
FONTE: PÚBLICO

Um dia após os brutais ataques de ontem na Noruega, de que resultaram 91 mortos, permanecem ainda em mistério os motivos do suspeito autor detido pela polícia, mas os primeiros dados estão a revelar tratar-se de um “fundamentalista cristão”, adepto da caça e dos jogos de vídeo, com ligações à extrema-direita e ideologia anti-muçulmana.
Capturado ontem mesmo após a explosão à bomba em Oslo e a carga a tiro indiscriminada num campo de jovens na ilha de Utoeya, este homem foi descrito pelos investigadores como “um norueguês de gema”, de 32 anos, que até à data estava totalmente fora dos radares da polícia.

As autoridades não avançaram o seu nome, mas vários media locais identificaram o suspeito como sendo Anders Behring Breivik, alto e louro e de olhos azuis penetrantes, de acordo com uma fotografia de rosto na sua conta de Facebook (entretanto desactivada) – mas que a polícia recusa confirmar devido aos “procedimentos da investigação”.

Mensagens e informações avançadas pelo suspeito naquela rede social, assim como na conta que lhe é atribuída no serviço de microblogging Twitter, esta aberta há poucos dias, sugerem um “fundamentalista cristão”, foi avaliado porém por um responsável da polícia de Oslo, Roger Andresen, citado pela agência noticiosa AFP. Esta mesma fonte precisou que o suspeito demonstra opiniões políticas que “pendem à direita”.

Há alguns traços políticos que indicam a pendência à direita e um anti-islamismo, mas é ainda cedo para dizer se foi esse o motivo dos seus actos”, avançou por seu lado o comissário de polícia Sveinung Sponheim, em declarações à televisão pública NRK.

No perfil de Facebook atribuído a Breivik, este diz ser “conservador”, “cristão”, adepto da caça e de jogos de computador como World of Warcraft” e “Modern Warfare 2”. Afirma-se também “solteiro” e director da quinta biológica Breivik Geofarm, onde, especula-se, terá obtido os fertilizantes passíveis de serem usados para construir a bomba que explodiu no edifício do primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, bem no centro de Oslo, e causou sete mortes, uma hora antes do ataque a tiro que matou 84 pessoas no campo de jovens do Partido Trabalhista (no poder), em Utoeya.

Os media noruegueses descrevem-no ora como “pertencente aos meios da extrema-direita”, “nacionalista” ou mesmo como “maçon” e asseveram que é possuidor de várias armas e pelo menos uma espingarda automática.

Esta teoria é sustentada por vários comentários da sua suposta autoria feita em websites e fóruns como o www.document.no, onde defende opiniões ultranacionalistas e expressa elevada hostilidade em relação às ideias de sociedades multiculturais, apesar de rejeitar explicitamente a ideologia nazi. No Twitter, Breivik postou uma única mensagem, datada de 17 de Julho, citando o filósofo britânico John Stuart Mill: “Uma pessoa com uma crença tem tanta força quanto 100 mil pessoas que têm interesses”.

TV MOSTRA FOTO DO SUPOSTO MOMENTO DE ATAQUE A JOVENS NA NORUEGA
A rede de TV americana CNN exibiu neste sábado (23) a imagem do que pode ser o momento do ataque contra jovens na ilha de Utoeya, na Noruega, que deixou ao menos 85 mortos nesta sexta-feira (22).
A foto, que foi postada na rede de microblogs Twitter, supostamente mostra o suspeito Anders Behring Breivik, de 32 anos, ao lado dos corpos de várias vítimas.
Breivik, que foi preso pela polícia norueguesa, também é suspeito de ser responsável pelo carro-bomba que matou outras sete pessoas perto de um conjunto de prédios do governo na capital, Oslo, nesta sexta-feira. 
Embora a autenticidade da imagem não tenha sido confirmada, a CNN afirma que ela corresponde à descrição do suspeito feita por sobreviventes. Segundo as autoridades, Breivik, que é loiro e de pele clara, se disfarçou de policial para chegar à ilha, onde ocorria o acampamento de verão de jovens do Partido Trabalhista norueguês. 
Os atentados na Noruega são os piores a atingir o continente europeu desde os ataques contra os trens de Madri, na Espanha, em 2004, que deixaram cerca de 200 mortos. 
Perfil extremista 
O suspeito dos ataques desta sexta-feira tem opiniões políticas de direita, segundo a polícia. 
O chefe de polícia Sveinung Sponheim disse à emissora local NRK que mensagens publicadas por Breivik na internet 'sugerem que ele tem opiniões políticas voltadas para a direita, anti-islâmicas'. 

- Mas ainda não sabemos se isso foi uma motivação para os eventos ocorridos.
Pouco se sabe sobre o suspeito além do que foi publicado em sites de redes sociais como Facebook e Twitter. As contas foram abertas apenas em 17 de julho.
Em seu suposto perfil no Facebook, o norueguês se descreve como cristão e conservador. A página não está mais disponível, mas afirmava que ele se interessava por musculação, maçonaria e pelo poder do indivíduo.
FONTE: R7
FONTE DAS FOTOS: Veja


PERFIL DE TERRORISTA NORUEGUÊS REVELA CRONOLOGIA DE SEU ÓDIO

De acordo com jornal britânico, Breivik criticava até mesmo organizações mais conservadoras

Investigadores dos atentados da Noruega ainda tentam entender as verdadeiras intenções de Anders Behring Breivik, o assumido autor dos ataques. Para isso, mergulham em suas crenças e hábitos, que revelam um perfil ultraconservador de direita.Um perfil publicado pelo jornalista Peter Beaumont, do jornal britânico "The Guardian", mostra a antiga aversão de Breivik ao multiculturalismo e, particularmente, ao Islã. Beaumont cita declaração de um amigo do assassino ao jornal norueguês VG, revelando que Breivik, hoje com 32 anos, já revelava preferências políticas de extrema direita desde seus vinte e poucos anos, quando começou a manifestar opiniões controversas sobre no Facebook e no site Document.no, avesso ao Islã.
Em sua militância online, Breivik se descrevia como um nacionalista, ofendia imigrantes somalis e criticava o antigo primeiro-ministro norueguês Gro Harlem Bundtland, membro do Partido Trabalhista. Brundtland havia comparecido ao acampamento jovem de Utoya um dia antes do massacre.
O assassino foi membro da juventude do Partido Progressista entre 1999 e 2004. Apesar de ser o partido mais conservador da Noruega, Breivik fez críticas ao fato de o grupo abraçar o multiculturalismo e a “correção política” em vez de tomar uma “posição idealista”.
Ainda assim, Breivik era descrito por seus correligionários como “calmo e quieto”, diz o Guardian. No entanto, quem o conhecia na adolescência afirma que sua visão extremista remontava aos tempos de ensino médio; um amigo teria chegado a sugerir que Breivik teria comparecido a eventos neonazistas na época.
Ainda de acordo com o jornal “The Guardian”, desde os ataques, o levantamento feito por jornalistas e pela polícia sobre a vida de Breivik indica que o assassino teria se correspondido com grupos de extrema direita em diversos países para discutir questões ideológicas e estratégias políticas, incluindo a criação de um partido nacionalista de extrema direita norueguês.
Crenças antigas
Criado em Oslo, Breivik relatou ter estudado na mesma escola primária que o príncipe da Noruega. Na adolescência, o rapaz descrevia tensões raciais entre noruegueses e jovens imigrantes.
Por iniciativa própria, Breivik batizou-se na Igreja Protestante aos 15 anos de idade, mas recentemente manifestou insatisfação com sua igreja, chamando-a de “piada”. “Pastores vestindo jeans marcham pela Palestina, e os templos parecem shopping centers minimalistas. Eu apoio uma reconversão coletiva indireta da Igreja Protestante para a Igreja Católica”, postou ele em 2009. Breivik também era membro da maçonaria.
Ainda de acordo com o perfil do Guardian, o terrorista era fã de video games violentos e de vestimentas em estilo militar. Com aspirações a ser um jovem empreendedor, mas sem muito sucesso nos negócios, Breivik aparece em fotos sempre bem vestido. Sua última empreitada foi a fazenda que ele mantinha desde 2009. O jovem admitiu em um post que seus negócios serviam para apoiar suas atividades políticas.
Breivik nunca escondeu suas visões racistas e ultraconservadoras, diz o perfil publicado pelo Guardian. Apaixonado por caça, também não escondia que tinha duas armas registradas, uma pistola Glock e um rifle automático, tudo publicado em sua página do Facebook
FONTE:REVISTA EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com