segunda-feira, 11 de julho de 2011

DIOCESE CATÓLICA QUER COMPRAR A EVANGÉLICA CATEDRAL DOS CRISTAIS NOS EUA

A famosa Catedral dos Cristais erguida por Robert H. Schuller, fundador do ministério Garden Grove na exclusiva região de Orange County (inspiradora do seriado O. C.), nos Estados Unidos, pode deixar de ser evangélica e se converter num templo católico. Schuller, hoje com 84 anos de idade, foi um dos primeiros televangelistas norteamericanos, além de ter sido, também, um dos pioneiros na pregação da teologia da prosperidade e do pensamento positivo, essa vertente perigosa do "humanismo religioso", por assim dizer, lançando no mercado a auto-ajuda religiosa "express" e os títulos dos livros dele publicados no Brasil dão uma dimensão disso: "Você Pode Ser Quem Deseja", "Floresça onde Está Plantado", "Atitudes para Ser Feliz", "Auto-Estima, A Nova Reforma", além da série "Descubra" ("Suas Oportunidades", Como Acertar Suas Prioridades", "a Liberdade", "o Amor"). Nada diferente, portanto, de tanta lenga-lenga gospel que a cristandade tem ouvido da boca de "eminentes" líderes nacionais e internacionais, infelizmente. Essa baboseira gospel se tornou uma verdadeira praga que tem substituído a boa, antiga e - paradoxalmente - sempre moderna pregação bíblica nas últimas décadas.

Entretanto, não houve pensamento positivo da prosperidade que salvasse Robert H. Schuller. Na esteira dos acontecimentos nebulosos que envolveram a escandalosa falência da Catedral dos Cristais (já comentada neste blog - clique aqui para ler), no último dia 3 de julho o veterano pregador foi defenestrado do Conselho do seu próprio ministério. Como já dizia Jesus em João 15:16, não basta dar frutos; é necessário que eles permaneçam. Neste aspecto, não houve mandinga gospel que fizesse Schuller permanecer no comando do ministério que ele próprio fundou, e nem a espetacular Catedral dos Cristais vai permanecer evangélica, ao que tudo indica. Já existe uma proposta de compra da Catedral dos Cristais pelo valor de US$ 46 milhões, feita pela Chapman University, e a notícia mais recente é de que também entrou na parada a Diocese Católica de Orange County, que se mostrou interessada em comprar o suntuoso templo ex-evangélico e convertê-lo em católico, já que a paróquia local tem muita dificuldade em oferecer templos adequados aos seus 1.200.000 de fiéis que habitam a rica região. A diocese já planeja há décadas construir uma catedral em Santa Ana, para 2.500 pessoas sentadas, mas o projeto nunca foi além do papel. A perspectiva, portanto, de comprar uma Catedral de Cristais com 3.000 assentos prontos para uso, por metade dos US$ 100 milhões previstos para o templo de Santa Ana, é por demais tentadora para a diocese católica de Orange County. Segundo informa o News Observer, quem está muito triste com esta situação é o antigo rebanho de Robert H. Schuller, que trabalhou duro e voluntariamente para manter a instituição viva, e agora percebe que tudo não passou - pelo menos do ponto de vista humano - de um grande engodo. Foram personagens involuntários de mais uma parábola do celeiro gospel. Nada muito diferente, entretanto, do que já sentiu, sente e ainda vai sentir muita gente que segue os pregadores materialistas da prosperidade, em todos os lugares. Lamentavelmente...

FONTE: O CONTORNO DA SOMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com