terça-feira, 7 de agosto de 2012

CONVITE A RICHARD DAWKINS A UM FESTIVAL DE FÉ É PROTESTADO PELOS CRISTÃOS DA ESCÓCIA


O renomado autor e biólogo Richard Dawkins foi convidado para falar no Festival de Livro baseado na fé Faclan Hebridean na Escócia, e alguns grupos de igrejas locais questionaram como a presença do professor ateu irá beneficiar os participantes.
O festival, que acontecerá em Novembro, na cidade escocesa de Stornoway, na ilha de Lewis, explora a crença e a fé nas várias formas que são apresentadas na literatura, que inclui obras anti-teístas como "Ilusão de Deus” do próprio Dawkins.
Dawkins, um defensor feroz do racionalismo e evolução, tem chamado a fé de uma "saída pela tangente", insistindo que as pessoas não precisam de fé em suas vidas.
"A ciência nos oferece uma explicação de como a complexidade (o difícil) surgiu a partir da simplicidade (o fácil). A hipótese de que Deus não oferece nenhuma explicação válida para qualquer coisa, porque simplesmente postula o que estamos tentando explicar", disse Dawkins.
Muitos em Stornoway, que são fortemente cristãos, são resistentes à presença de Dawkins, com os líderes da igreja sugerindo que uma discussão sobre o ateísmo não deva realmente ser uma parte de um festival.
"Ele tem um nome para si mesmo e ser convidado para um lugar como as Ilhas Ocidentais, que é uma área Presbiteriana, eu só acho incrível como ele deve ser convidado para um lugar como esse", disse John Roberts, da Sociedade Dia da Observância do Senhor.
"Ele tem uma personalidade que alcançou alturas certas, mas isso só mostra como as pessoas são ingênuas quando muito do que ele diz pode ser feito em pedaços", acrescentou.
Roberts insistiu que as pessoas devem tomar suas próprias decisões, quando consideram a possibilidade de participar de um suposto evento fé e da literatura em que alguém tão resistente ao Cristianismo está programado para falar.
"É decepcionante que ele foi convidado, dada a herança cristã e as sensibilidades locais aqui", disse o pastor Donnie Stewart, da Igreja Vinho Novo em Stornoway. "Mas vamos continuar orando para que (Professor) Dawkins receba a revelação pessoal do Espírito Santo."
Alguns relatórios sugeriram que as igrejas têm até mesmo chamado para um boicote ao evento por causa de Dawkins, mas se tal protesto acontecer ainda está para ser visto.
Os organizadores do Festival de Livro Hebridean Faclan insistiu que eles não estavam preocupados com a controvérsia em torno a sua decisão, e explicou que eles esperam que Dawkins receba uma recepção calorosa por parte dos participantes.
"Professor Dawkins foi chamado porque ele é um dos cientistas mais eminentes e influentes do mundo e tem tido uma visão incisiva e sincera sobre isso. Suas crenças ficaram na lógica, razão e provas e é conveniente que tais pontos de vista deem uma plataforma dentro dos termos do festival", disse o diretor Roddy Murray.
"Não estou preocupado com a recepção que ele receberá em Lewis. As pessoas aqui são infalivelmente corteses e tolerantes", acrescentou.
Enquanto Dawkins ainda não comentou sobre a polêmica em torno de sua convite, a BBC citou um porta-voz do professor, dizendo: "O próprio fato de que eles estão fazendo barulho por tal palestra da qual ninguém será obrigado a comparecer trai o seu pânico na mera idéia de que suas crenças não são consideradas sagradas por todos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com