sexta-feira, 20 de julho de 2012

MAPEAMENTO ESPIRITUAL NA CIDADE DE TAQUARA (RS)


HISTÓRICO
O território de Taquara fez parte da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que em 20 de junho de 1845 vendeu a Tristão José Monteiro e Jorge Eggers
No ano seguinte, em 04 de setembro de 1846, o território passou a ser propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, quando iniciou-se o processo de colonização. Em 07 de setembro de 1846, chegaram os primeiros imigrantes alemães que deram início à colonização da Fazenda do Mundo Novo:
Família Ritter
Família Lahm
Família Schirmer
Família Krummenauer
Família Klein
Família Raimundo (Italiana)
Em 24 de setembro de 1880, foi instalada a 1º Comarca de Taquara. O município surgiu com a Lei Provincial nº 1568 de 17 de abril de 1886. Através do Decreto Estadual nº 1404 de 10 de dezembro de 1908, a vila de Taquara recebeu o título de cidade. 
Taquara tem seu nome proveniente da cerrada vegetação de bambus silvestres (taquarais) que na época de sua colonização cobria as margens do Rio dos Sinos, um dos cursos d´água que banha a cidade e abriga em seu território, atividades que surgiram a partir dos empreendimentos familiares dos imigrantes, em grande parte de origem germânica, ligados em sua maioria aos setores industrial e comercial que detém um elevado percentual da economia de Taquara.
Conforme os dados do IBGE, em 2010, Taquara possui 54.656 habitantes, que, em sua maioria, residem na área urbana. O Município de Taquara está localizado na Encosta Inferior da Microregião Colonial da Encosta da Serra Geral, e dista 72 Km de Porto Alegre; 40 Km de Gramado; 48 Km de Canela; 40 Km de São Francisco de Paula; 36 Km de Novo Hamburgo e 89 Km de Tramandaí, o que ocasiona um clima subtropical onde o inverno é rigoroso e com características européias, também possui como uma de suas principais características a privilegiada localização geográfica: o município é ponto de ligação entre importantes regiões do Rio Grande do Sul, como a Serra Gaúcha, Litoral, Região Metropolitana e Vale do Sinos.
Devido a seu peso histórico, Taquara exerce papel de pólo regional em diversas áreas. Uma delas é a do comércio, que apresenta notória diversificação em todos os ramos, podendo se comparar à estrutura dos grandes centros. Outro setor muito desenvolvido é o da prestação de serviços, onde se inclui a localização de diversos órgãos públicos de atuação regional. O município também é considerado pólo no setor de ensino e da saúde, com estabelecimentos de alto nível que prestam atendimento à população de diversas cidades vizinhas.
Na área da educação, além de uma notável rede pública, possui estabelecimentos particulares de grande porte, entre as quais uma instituição de ensino superior, que são as Faculdades de Taquara -FACCAT.
No setor industrial, Taquara se encaminha para a diversificação. Atualmente, os segmentos mais importantes são os de calçados, produtos plásticos e laticínios. A produção agrícola, alavanca econômica na época da colonização, ainda ostenta um razoável desenvolvimento, com destaque para a produção leiteira, piscicultura e criação de gado de corte.
Por se situar próximo a cidades com forte fluxo turístico, como Gramado e Canela, o município também apresenta um grande potencial nesta área. A beleza arquitetônica dos prédios antigos na área central é uma das tantas atrações que turistas do país inteiro e até do exterior já estão descobrindo. Um exemplo é o Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel - onde está estabelecida a Prefeitura Municipal - construção em arquitetura neoclássica que data do início deste século XX.
Outro cartão postal são os templos das Igrejas Católica e Evangélica, construídos frente a frente na principal rua da cidade e as construções no estilo enxaimel encontradas no interior do município, que encantam os visitantes. Na localidade de Morro da Pedra, no interior do município, está situada a Vila Naturista Colina do Sol, a segunda maior área do Brasil para a prática desta filosofia de vida.
No incentivo às práticas esportivas, o município conta com o Parque do Trabalhador, que ocupa uma área arborizada de 4 hectares, localizado no centro da cidade. O parque oferece à população um ginásio de esportes, uma quadra para a prática de futebol de areia, duas quadras de vôlei, um campo de futebol onze, vestuários e instalações sanitárias, playground e academia de ginástica ao ar livre, possuindo ainda um lago artificial que serve de moradia aos patos, cisnes e gansos.
Junto com as cidades vizinhas de Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho, Taquara forma o Vale do Paranhana, uma região que se destaca principalmente pela sua indústria de calçados, responsável pela produção de algumas das marcas de sapatos mais famosas do Brasil.



A pesquisa realizada pelos alunos Artur Passos, Camila Gusmão, Cristina Marques, Eduardo Esprandel, Grazielle Pinotti, Igor Marques, Juliano Oliveira, Tauane Friedrich e Ygor Albuquerque, da turma 221, intitulada “Patrimônio Oculto: Simbologia na arquitetura taquarense” foi escolhida como o melhor trabalho da terceira mostra de Saberes do Santa, tanto na avaliação popular, quanto técnica.
Coordenados pelo professor Maicon Diego Rodrigues, o trabalho na área de ciências humanas buscou revelar detalhes que passam despercebidos em antigas residências do município, e associá-los à Maçonaria. Muitos símbolos se encontram no topo de casarões e prédios. De acordo com o orientador Maicon, detalhes como Anjos, conchas e Ramos, são desconhecidos como símbolos Maçônicos pela maioria das pessoas. Um dos símbolos revelados pela pesquisa foi o triangulo que dá o formato à Praça Marechal Deodoro. Com o antigo chafariz posicionado ao centro, o logradouro possuía a forma do símbolo chamado “Olho Que Tudo Vê”. Este símbolo significa, na maçonaria, um lembrete de que sempre são observados pelo Grande Arquiteto do Universo.  Símbolo semelhante aparece na torre da Igreja Católica, exibido em todas as direções um triângulo com um círculo central.
Os alunos também procuraram informações sobre o fundador de Taquara, Tristão Monteiro, que através de entrevistas e pesquisas, foi apontado como adepto da maçonaria. De acordo com o professor Maicon, maçonaria é a palavra que surgiu do idioma francês maçonnerie, que pode significar pedreira ou alvenaria. Um dos símbolos apresentados na pesquisa foi descoberto por acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com