sexta-feira, 27 de julho de 2012

GRÃO PRIORADO TEMPLÁRIO DO BRASIL RECEBEU E CONCEDOU ORDEM DO MÉRITO A VITOR MANUEL ADRIÃO EM 14.04.2010


No passado dia 14 de Abril, quarta-feira, do ano corrente de 2010, o Preceptório Madras do Grande Priorado Templário do Brasil, na cidade de São Paulo, pelas 22:00 horas, em sessão magna conferiu no seu Templo o DIPLOMA Mérito de Honra e a CRUZ TEMPLÁRIA Mérito Madras ao conterrâneo português Vitor Manuel Adrião, escritor, professor e dirigente da Comunidade Teúrgica Portuguesa.
A iniciativa da homenagem ao ilustre autor lusitano partiu de Wagner Veneziani Costa, detentor de alto Grau na Maçonaria Templária Brasileira e proprietário da Madras Editora, a maior empresa editorial e distribuidora de literatura espiritualista na América do Sul.
Acompanhado da sua esposa, Ilda Esperança Carreiras, Vitor M. Adrião recebeu as homenagens dos confrades brasileiros confessando-se, no final, comovido, tendo atribuído um significado profundo ao nobre gesto afirmando que «estreitou mais ainda a relação humana e espiritual entre Portugal e o Brasil, a Teosofia e a Maçonaria, a Teurgia e o Templo, assim fincando o EQUILÍBRIO Passado – Presente – Futuro».
Vindo diretamente da Capital Espiritual do Brasil, São Lourenço (Sul de Minas Gerais), para a capital paulista, a caminho de Portugal, quis a Lei de CAUSALIDADE que Vitor Manuel Adrião recebesse os meritosos galardões precisamente em 14 de Abril, data do RENASCIMENTO DE AKBEL, e numa quarta-feira, dia de MERCÚRIO, consequentemente, consagrado ao mesmo AKBEL como Luzeiro desse Globo. Mais uma prova indiscutível da ligação espiritual do autor ao Luzeiro na pessoa do saudoso Professor HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA, consignado MESTRE JHS por Teúrgicos, Teósofos, Eubiotas, Maçons, Rosacruzes, etc.
Antes da imposição e entrega da cruz e diploma, o Senescal do Preceptório Madras, Wagner Veneziani Costa, fez a apresentação do ilustre visitante português aos presentes, descrevendo a sua biografia e obra.
Após, Vitor Manuel Adrião predicou de improviso dirigindo-se à assembleia com saudações iniciais aos dignitários do Preceptório:
– Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre, Sr. Mário Sérgio Nunes da Costa.
– Senescal Sr. Dr. Wagner Veneziani Costa.
– Exmos. Srs. Grão-Mestres Passados
               Santiago Ansaldo
               Manoel de Oliveira
– Eminente Preceptor do Preceptório Madras, Gerson Magdaleno.
– Demais Autoridades, Respeitáveis Cavaleiros
Tribunos do Edifício Magno do Grande Arquitecto Do Universo!
– NON NOBIS, DOMINE, NON NOBIS, SED NOMINE TUO DA GLORIAM!
Iniciou com a evocação da frase do Salmo 115:1 de David, que a primitiva Ordem dos Cavaleiros Pobres de Cristo e do Templo de Salomão adoptara por divisa: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Teu Nome dá a Glória”.
Interessante causalidade: no reverso da cruz templária imposta a V.M.A., o designer da mesma gravou-lhe exactamente o número 115!
Prosseguiu desenvolvendo em síntese os nove (eis outra causalidade, a ver com a data do dia marcada no M. A.) artigos seguintes:
Primeiro – Fundação em 1118, a pedido de Hugues de Payens a Balduíno II, nas estrebarias das ruínas do Templo de Salomão em Jerusalém, da Ordem Militar dos Cavaleiros Pobres de Cristo e do Templo de Salomão, por nove cavaleiros penitentes europeus, dos quais o nono, Arnaldus ou Arnaldo, seria possivelmente português.
Segundo – S. Bernardo de Claraval, a Regra, os Estatutos. Reconhecimento oficial da Ordem em 1128, aquando do Concílio de Troyes, com a presença do mesmo S. Bernardo, primo do Conde D. Henrique de Borgonha, pai de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.
Terceiro – Findar trágico da Ordem em 23 de Abril de 1312, após o papa Clemente V, “capataz” do ambicioso e cruel rei de França, Filipe IV, ter emitido a bula Vox Clamantis que aboliu a Milícia.
A sexta-feira 13 é data para sempre considerada azarenta pela crença popular, desde que na madrugada de sexta-feira de 13 de Outubro de 1307 começou a prisão em massa dos cavaleiros templários em Paris.
Quarto – Evangelhos sinópticos e gnósticos.
Quinto – Gnose cristã e Islão sufi.
Sexto – Baphometh e Carvoarias.
Sétimo – Ideia gnóstica de Jesus Cristo, Maria Madalena e o Santo Graal.
Oitavo – A frota templária, o almirante D. Fuas Roupinho e a busca da Ilha Brasil.
Neste artigo oitavo, Vitor Adrião descreveu:
«O nome Ínsula Brasil já era conhecido de há muito, por certo graças à herança documental e cartográfica dos antigos navegadores fenícios e árabes que a Marinha Templária possuiria e depois a Escola Náutica de Sagres ligada à Ordem de Cristo através do Infante D. Henrique, seu Administrador Geral. Com efeito, os cartógrafos medievais destacam nas suas cartas náuticas o nome da terra Brasil, como é o caso da Carta de Pizigano, de 1367, do Atla de Andrea Bianco, de 1436, ou da Carta de Bartolomeu Pareto, 1455. Por seu turno, aquando da viagem à Índia do almirante Vasco da Gama, em 1498, ele navegou para Ocidente e ancorou defronte a terra firme e larga, que os historiadores consideram hoje ter sido o Brasil, antes de retomar a marcha para Oriente. Já antes, em 1487 e 1488, Pedro Vaz da Cunha, o “Bizagudo”, e João Fernandes de Andrade navegaram do Golfo da Guiné para o Brasil. Duarte Pacheco Pereira, autor do famoso Esmeraldo de Situ Orbis, também para aí se dirigiu várias vezes antes de Pedro Álvares Cabral em 1500, data oficial da sua Descoberta (vd. a minha História Secreta do Brasil (Flos Sanctorum Brasiliae), Madras Editora, S. Paulo, 2004). Antes de todos esses e segundo Assis Cintra baseado nos escritos do jesuíta Manuel Fialho, o capitão de mar Sancho Brandão, que pertencera à Marinha de Guerra da Ordem do Templo e terá se transferido para a de Cristo, teria chegado numa expedição de reconhecimento à “Ilha perdida do Mar do Ocidente”, mais além das Canárias e apontada como o Brasil, notícia comunicada por D. Afonso IV de Portugal ao Papa Clemente VI em 12 de Fevereiro de 1343 (St. Brendan´s Search for Paradise, in A brief history of the European Mith of de Garden. Press American Studies and the University of Virginia, 2001). Muito possivelmente já nos anteriores séculos XII e XIII haveriam navegações de longo no Mar Ocidental à Ínsula Brasil, pois esse nome era muito comum nas falas lisboetas do século XIII por ser aplicado para designar os carvoeiros da cidade como os “brasis”, certamente alcunha comparativa entre esses que manuseiam o carvão e o estado sujo, lastimoso em que regressavam à terra aqueles marinheiros de mar alto que a História traz esquecidos.»
Nono – Ode ao Brasil.
Aqui o autor exaltou o Brasil, «Terra das Brasas do Fogo Sagrado (AGNI), Santuário de Iniciação do Género Humano a caminho da Sociedade futura», evocando em encómio o Padre António Vieira, arauto do V Império da Humanidade, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, protomártir da Liberdade, Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA, «que singularmente lavrou e juntou as Quinas de Portugal com as Estrelas do Brasil por uma Sabedoria de Deuses que, a falarem português, bem poderão conclamar, os homens também, que DEUS É BRASILEIRO»!

Levantando a destra, terminou abençoando a assembleia:
– Em Nome do Divino Espírito Santo, em Nome do Cristo Universal de quem sou Sacerdote segundo a Ordem e Rito de Melkitsedek, vos abençoo a todos conclamando-vos a Obreiros da Evolução do Homem que começa por vós mesmos!
Sim, em Nome da Augusta e Santíssima Ordem do Santo Graal, dos Poderes Únicos da Montanha Sagrada de Sintra, vocacionada à Realização de Deus no mesmo Homem, assim como também em Nome da Comunidade Teúrgica Portuguesa, onde também sou Vigilante Silencioso mesmo falando alto a Voz de Deus que aqui me traz, vos abençoo a todos, a guisa de amorável retribuo em receberdes minha humilde pessoa na grandeza de vosso ilustre meio!
A Paz da Pax seja convosco! Ad Majorem Dei Gloriam! Adveniat Regnum Tuum! Bijam.
Muito obrigado pela graça das vossas atenções. Tenho dito.

FONTE: LUSOPHIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com