segunda-feira, 16 de julho de 2012

A MALDIÇÃO DE COLLOR



Por que, em uma sina surpreendente, todos os que se envolveram com o ex-presidente enfrentaram grandes reveses em suas vidas, e alguns até destinos trágicos
Fernando Collor de Mello, ex-presidente
O ex-presidente e atual senador Fernando Collor (PTB-AL) é lacônico quando comenta a história de que paira uma maldição sobre as cabeças daqueles que contribuíram ativamente para o seu impeachment, em 1992. “Sou uma pessoa que crê em Deus. Deus põe, Deus dispõe”, diz ele. O fato é que, um a um, todos os principais protagonistas da investigação que desvendou o esquema de corrupção comandado por Paulo César Farias, ex-tesoureiro de Collor, acabaram passando por martírios – em alguns casos bem maiores que os do próprio ex-presidente. É uma fieira de mortes trágicas, doenças graves, acidentes, cassações e reputações comprometidas. É daí que surgiu a idéia de uma “maldição do impeachment”. A última vítima dessa praga parece ter sido o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes durante o processo de impeachment, Lindberg foi o principal líder da “geração cara-pintada” que, vestida de preto, saiu às ruas pedindo a deposição de Collor. Era o início de uma trajetória que pretendia galgar Lindberg à condição de jovem líder político. Lula apostava alto nele como nova geração petista na qual se deveria investir. Colhido pelas denúncias publicadas por ISTOÉ, Lindberg agora responde a processo movido pelo Ministério Público. Poderá ficar inelegível nas eleições de outubro. No mínimo, será um dissabor grande para quem começou a política chamando Collor de “ladrão”.
Collor rejeita a tal maldição. Repete que é católico, devoto de Nossa Senhora de Fátima (ele anda sempre com um button com a imagem da santa na lapela, ao lado do button dourado de senador). “Inventam muitas coisas a meu respeito”, diz ele. Mas o fato é que sua ex-mulher Rosane Collor e uma ex-mãe-de-santo, Maria Cecília da Silva, têm repetido com freqüência que sessões de magia negra aconteciam nos jardins da Casa da Dinda, a mansão que a família de Collor tem no Lago Norte de Brasília, onde ele morava quando era presidente. Rosane e a ex-Mãe Cecília – assim ela era conhecida quando mãe-de-santo – se converteram ambas à igreja evangélica El Shaddai. A última vez que Rosane contou detalhes sobre as sessões de magia negra foi ao jornal evangélico Folha Universal, no dia 28 de fevereiro. Segundo Rosane disse ao jornal, Collor acreditava que “os trabalhos poderiam mandar o mal de volta” sobre quem desejava algo ruim a ele. De acordo com o que relatam Rosane e a ex-Mãe Cecília, galinhas e outros animais eram sacrificados durante esses rituais.
O que Collor de fato fazia nos famosos jardins da Dinda, só quem esteve presente pode saber. A verdade, porém, é que o destino daqueles que se opuseram a ele e foram protagonistas do processo de impeachment realmente impressiona. A começar por seu irmão Pedro Collor, autor da primeira denúncia contra o ex-presidente. Ainda enquanto se desenrolava o processo, Pedro Collor descobriu que tinha um tumor maligno no cérebro. A doença avançou de forma rápida e, dois anos depois, em 1994, o irmão mais novo de Collor morreu. É verdade, porém, que o câncer parece ser um fator genético na família. O irmão mais velho de Collor, Leopoldo, também padece em São Paulo com a doença.
O outro principal denunciante do esquema, Francisco Eriberto França, tem sofrido problemas com os quais ele não contava quando resolveu dizer o que sabia. Eriberto era motorista da Presidência e resolveu contar à ISTOÉ que muitas vezes era encarregado de pegar dinheiro de propinas no escritório de Collor e do ex-piloto de seu avião a jato, conhecido por Morcego Negro, Jorge Bandeira de Mello. Embora não esperasse necessariamente recompensas, Eriberto sonhava com algum reconhecimento. Chegou a tentar a vida política. Fracassou. Depois de pular por vários empregos, chegou ao fundo do poço, vivendo por alguns anos como guardador de carros nas ruas, quando não chegava a tirar R$ 300 por mês. Hoje, vive com um salário de R$ 1,8 mil como auxiliar de produção na Radiobrás, TV estatal do governo. Eriberto não fala diretamente sobre uma possível maldição, mas uma das suas maiores rotinas é reclamar da falta de sorte. “Às vezes, bate um certo arrependimento”, confessa. “Esperava um pouco mais dos políticos que me incentivaram a contar o que eu sabia”, considera.
Pivô do escândalo que culminou com o impeachment, PC Farias nunca rompeu publicamente com Collor. Mas os dois afastaram-se após a deposição do ex-presidente. PC chegou a fugir do País para não ser preso. Falase na existência de dinheiro que PC arrecadou e nunca apareceu. De qualquer modo, em 1996, Paulo César Farias foi assassinado em sua casa na praia de Guaxuma, ao lado de sua namorada, Suzana Marcolino. No campo das mortes trágicas, há ainda a do deputado Ulysses Guimarães, que, com seu prestígio, ajudou a sepultar as chances de Collor ao cunhar uma frase histórica pouco antes da votação que aprovou na Câmara o início do processo de impeachment. Collor o havia chamado de senil. “Sou velho, mas não sou velhaco”, respondeu Ulysses. O Senhor Diretas e Senhor Constituinte não chegou sequer a assistir à deposição de Collor. Em outubro de 1992, um helicóptero que transportava Ulysses caiu no mar próximo de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O deputado desapareceu e seu corpo jamais foi encontrado.
Os políticos envolvidos com o impeachment, procurados por ISTOÉ, evitaram falar em maldição, até por não quererem admitir publicamente que passaram ou passam por maus momentos. Ibsen Pinheiro, que presidia a Câmara, foi cassado dois anos depois, envolvido no escândalo dos anões do Orçamento. Benito Gama e Amir Lando, respectivamente presidente e relator da CPI do PC, estão hoje no ostracismo político, recolhidos aos seus Estados de origem, Bahia e Rondônia, por não conseguirem mais se reeleger. Duas ex-estrelas petistas de primeira grandeza, José Dirceu e José Genoino, que como deputados foram implacáveis na denúncia de Collor, cairiam em desgraça no primeiro mandato do presidente Lula, abatidos pelo escândalo do mensalão. Dirceu teve inclusive seu mandato de deputado cassado, mas Genoino voltou à Câmara em 2006, embora como pálida sombra do grande articulador que foi no passado. A vítima mais recente foi o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Na era collorida, Renan era o líder do governo na Câmara. Depois que estourou o escândalo, acabou rompendo com o ex-presidente e, numa entrevista, confirmou a existência do esquema. Durante um bom tempo, ele parecia ter escapado da maldição. Virou ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso e presidente do Senado na era Lula. Quando tudo parecia lhe sorrir, justamente no momento em que Collor elege-se senador, aparece a história de que ele tivera uma relação extraconjugal com a jornalista Mônica Veloso e que, dessa relação, nascera uma filha. Da briga por pensão, surgiram denúncias de corrupção e enriquecimento ilícito. Para escapar da cassação, que parecia iminente, Renan renunciou à presidência do Senado.
A LISTA DOS ATINGIDOS

A trajetória trágica ou infeliz dos principais protagonistas do processo de impeachment


LINDBERG FARIAS
Como presidente da UNE, foi o símbolo principal da geração cara-pintada, que saiu de preto às ruas para exigir o impeachment de Collor. Filiado ao PT, elegeu-se prefeito de Nova Iguaçu. Agora é investigado por suspeita de corrupção na prefeitura. Veja reportagem aqui:http://www.terra.com.br/istoe-temp/edicoes/2010/imprime88170.htm


RENAN CALHEIROS
Ex-líder de Collor na Câmara, Renan rompeu com ele durante a investigação do esquema. Em 2008 renunciou à presidência do Senado acusado de usar dinheiro de uma empreiteira para pagar pensão à ex-amante 


JOSÉ DIRCEU
Como deputado do PT, Dirceu foi um dos mais ativos parlamentares do impeachment. Chefe da Casa Civil de Lula, deixou o governo por envolvimento no escândalo do mensalão e foi cassado como o “chefe da quadrilha”


JOSÉ GENOINO NETO 
Deputado federal e uma das principais lideranças do PT na Câmara. Eleito presidente do PT, envolveu-se no escândalo do mensalão. Renunciou à presidência, mas voltou à Câmara em 2006, embora com prestígio reduzido 


BENITO GAMA
Presidente da CPI, colocado no posto por ACM para ser aliado de Collor na investigação. Ao ver a gravidade das denúncias, mudou de lado. Rompido com ACM, perdeu espaço político e não conseguiu reeleger-se deputado


IBSEN PINHEIRO 
Presidente da Câmara, conduziu o processo que culminou no impeachment. Em 1994 viu-se envolvido na investigação da CPI do Orçamento, e acabou cassado. Voltou à Câmara em 2006, mas não tem o mesmo peso político 

AMIR LANDO 
Relator da CPI do PC. Foi ministro da Previdência no governo Lula, mas saiu pouco tempo depois, reclamando de falta de espaço. Não conseguiu reeleger-se senador, e hoje vive uma situação de ostracismo.


PEDRO COLLOR 
O irmão do presidente foi o primeiro a denunciar do esquema montado por Paulo César Farias. Logo depois do impeachment, Pedro Collor descobriu que tinha um tumor no cérebro. Morreu em 1994.
 PC FARIAS
Ex-tesoureiro da campanha de Collor, PC foi o mentor do esquema de propinas. Acabou assassinado, junto com sua namorada, Suzana Marcolino, na sua casa na praia de Guaxuma, próxima de Maceió, em 1996.


ULYSSES GUIMARÃES
Durante o processo de impeachment, a imagem de Ulysses foi fundamental para dar credibilidade ao processo. Em outubro de 1992, morreu em um acidente de helicóptero perto de Angra dos Reis. Seu corpo nunca foi encontrado.
FONTE: ISTO É

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com