quinta-feira, 12 de julho de 2012

MONUMENTO MAÇÔNICO EM PRAÇA INTRIGA MORADORES DE MANAUS


Muitos não entendem o motivo e como foi financiado o monumento. De acordo com o Implurb, obra foi financiada pela Maçonaria.
Na segunda semana de julho, um monumento maçônico foi instalado na rotatória do Eldorado, localizada no Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul da capital. A obra lembra um obelisco, monumento comemorativo típico do Antigo Egito, e não tem nenhuma placa de identificação ou homenagem, apenas o símbolo da Maçonaria. A falta de explicação para o novo elemento no local deixou muitas pessoas curiosas e dividiu opiniões.
A peça deixou a estudante de Letras, Valquíria Luna, 21, confusa. “Moro perto da área e quando vi aquilo fui pega de surpresa. Não entendi a finalidade, não sei quem está bancando aquilo e, aparentemente, ninguém da Prefeitura está se esforçando para explicar à população o que um monumento maçônico está fazendo em um local público”, disse a universitária.
A publicitária Fernanda Brandão, 25, também não sabe muito sobre o monumento, mas o considera positivo. “Eu acho super válido. Sobretudo numa cidade católica/evangélica. Mesmo a maçonaria não sendo uma religião, é uma manifestação espiritual e eu sou a favor do sincretismo”, disse.
Já o funcionário público Magno Corrêa considera um abuso. “Esse tipo de coisa é visto como normal e não pode acontecer. O que eu vejo naquilo é um grupo usando o dinheiro público para se promover disso e a sociedade se cala. Ao mesmo tempo, ainda tem muita gente que nem sabe o que maçonaria significa. Eu respeito os maçons, mas praça não é outdoor nem propriedade privada”, disse.
Homenagem às obras filantrópicas
O G1 entrou em contato com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) para descobrir o motivo da instalação, mas a única informação que a assessoria tinha era de que o Instituto liberou a obra e quem financiou foi a Maçonaria.
A reportagem procurou Tufi Salim Jorge Filho, venerável mestre da loja maçônica Esperança e Porvir, a mais antiga do Amazonas, que completará 140 anos no dia 6 de outubro. Segundo ele, o obelisco foi construído pela Grande Loja Maçônica do Amazonas com o objetivo de homenagear as obras filantrópicas e mostrar à população o que é a maçonaria.
A Maçonaria é uma ordem universal filosófica e filantrópica formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana sob a tríade: liberdade, igualdade e fraternidade. Nosso objetivo é apenas prestar uma homenagem às boas ações maçônicas. A rotatória do Eldorado foi escolhida por ser um local onde passa um fluxo grande de pessoas”, disse. De acordo com Tufi Salim, uma cerimônia de inaguração está sendo planejada.
    Fonte: g1.globo.com

Um comentário:

  1. Achei bastante valido.. O mundo precisa saber e aprender sobre o que e ser um ser humano. Estou muito contente parabens!!! P.I

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com