quarta-feira, 18 de julho de 2012

`CRISTÃOS GAYS PODEM IR PARA O CÉU?` TEÓLOGO LEVANTA O DEBATE



Alan Chambers, presidente da Exodus International nos Estados Unidos, que até agora havia apoiado a chamada "cura" gay, não se intimidou por um telefonema de um estudioso evangélico para sua demissão. Na verdade, ele ouviu isso muitas vezes antes.
"Alguém está sempre pedindo minha demissão. Não é nada novo", disse ele ao The Christian Post na quinta-feira. "Assim, ele pode adicionar a sua voz ao coro dos outros seja ativistas gays ou agora um professor de Novo Testamento.
"Mas desta vez, a preocupação não está centrada tanto na prática da terapia reparadora - que visa mudar a orientação sexual de uma pessoa de gay para hetero - nem é a crítica que vem de um grupo pró-gay. O que tem feito pelo menos um evangélico soar o alarme é a teologia de Chambers.
Dr. Robert AJ Gagnon, professor de Novo Testamento no Seminário Teológico de Pittsburgh, está muito preocupado com declarações feitas por Chambers no ano passado que assegurem os cristãos que persistentemente se envolvem em comportamento homossexual que a salvação destes está garantida.
"A questão é que Alan garante mesmo a auto-professos crentes que não se arrependem e auto-afirmando no seu pecado que nenhum pecado de qualquer magnitude ou grau vai impedí-los de ir para o céu", disse Gagnon o CP.
Chambers reiterou ao CP sua crença de que para qualquer um que tenha dado o seu coração a Cristo, o dom da salvação é irrevogável.
"Você sabe que minha questão não é se os gays vão para o céu ou as pessoas heterossexuais vão para o céu. O ponto que estou tentando fazer é que nós, como crentes podemos ter segurança em Cristo, quando nós somos crentes", frisou.
"Eu não estou dizendo que o pecado não é pecado. Eu não estou dizendo que as pessoas devem viver em pecado sem se arrepender. Eu não estou dizendo que isso é uma marca de um crente maduro em tudo", acrescentou.
"Certamente, se alguém olha para a minha vida, eles vão ver que eu entreguei o meu coração, minha vida a Jesus Cristo. Ficarei muito feliz em lhes dizer quais são meus defeitos e minhas fraquezas e as áreas que eu oro em minha vida diariamente. Mas eu conheço Cristo. E isso é seguro. E acho que é algo que realmente ajuda os crentes prosseguir a sua santidade, quando eles não têm de viver neste medo ou a vida de condenação se perguntando se Deus vai arrancar Seu relacionamento deles.
"Todos, ele destacou, lutam e caem em pecado - e às vezes o mesmo tipo continuamente.
Em resposta, Gagnon afirmou que o debate não é sobre os cristãos que ocasionalmente tropeçam no pecado."
Estamos falando de cristãos auto-professos que afirmam que o seu comportamento, até mesmo o comportamento que a Escritura considera como uma ofensa extrema, é realmente uma coisa boa e que têm nenhum desejo de interromper o comportamento", declarou o estudioso bíblico.
"Eu entendo que Alan vê a sua mensagem como um estímulo dos cristãos gays 'para considerar quão grande graça de Deus é, para que assim, esperançosamente, eles vão responder à graça com a obediência", acrescentou Gagnon. "No entanto, homossexuais ativos 'cristãos gay' já estão abusando da graça de Deus. Como o homem incestuoso em Corinto (1 Cor. 5), assegurando-lhes que vão para o céu, enquanto eles continuam em crassa imoralidade sexual tem o efeito oposto de encorajá-los a continuar a abusar da graça de Deus.
"Meu desacordo com Alan é sobre sua crença de que nenhum comportamento imoral de qualquer magnitude realizado de forma impenitente e auto-afirmação, ao longo da vida é mesmo uma indicação de uma fé inexistente. Jesus e os autores do Novo Testamento claramente consideram uma vida não transformada como evidência para justificar a ausência de fé."
Chambers tem expressado frustração com os cristãos colocando mais ênfase na questão dahomossexualidade do que questões de outro pecado.
Ele disse que não faz distinção entre uma luta com um pecado (isto é, o comportamento homossexual) em detrimento de outro.
"Para outras pessoas que estão envolvidas no pecado impenitente se é o pecado de expressão sexual homossexual ou gula ou orgulho ou expressão sexual heterossexual fora do casamento monogâmico e heterossexual ou qualquer outra coisa - são aquelas pessoas em perigo de perder sua salvação sobre essas questões?" Chambers colocou. "Será que Rob Gagnon e outras pessoas fazem disso uma grande questão sobre isso enquanto eles estão com isso? Eu acho que não”.
"Gagnon admitiu que ele não faria uma questão tão grande sobre o orgulho gula ou até mesmo como ele faria sobre a prática homossexual, mas argumentou que o apóstolo Paulo e Jesus também não.
Ele disse que atos imorais de relações sexuais, tais como "a prática homossexual, incesto e bestialidade", são vistos na Escritura como "mais escandalosos do que a fornicação ou mesmo adultério justamente por causa do caráter excessivamente artificial de incesto, prática homossexual e bestialidade.
"No entanto, ele disse que não acredita que "os infratores sem arrependimento de incesto, adúlteros, pessoas em uniões sexuais de três ou mais, e fornicadores devem ser alertados sobre uma possível exclusão do Reino de Deus.
"Quando perguntado sobre o processo de santificação na vida cristã, Chambers citou 1 Coríntios. 6:9-11.
Lá, o apóstolo Paulo fala sobre aqueles que não herdarão o Reino de Deus e então diz: "Mas vocês foram lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus."
"Acredito na justificação no ponto de salvação, creio em santificação no ponto de salvação", disse Chambers. "Isso não significa que não continuam a amadurecer como crentes em Cristo. Mas eu acredito que somos justificados e que somos santificados Mas o pecado reside, o poder do pecado reside em nossa carne. Será sempre tentar-nos e ele sempre nos tentam e, portanto, nós precisamos sempre submeter a nossa mente, vontade e emoções para o senhorio de Jesus Cristo.
"Chambers anunciou no mês passado que a Exodus já não apoia a terapia reparativa. Ele explicou ao CP que ele não concorda com os métodos de reparação terapeutas utilizados, tais como o uso de pornografia heterossexual ou imagens para incentivar a atração heterossexual - especialmente quando eles garantem 100 por cento de "cura" de gays para hetero.
"Eu tinha alguém que disse ter experimentado uma permanente de 90 por cento - em letras maiúsculas PERMANENTE - redução de sua atração pelo mesmo sexo", lembrou. "Como podemos quantificar isso? Como você mesmo sabe que isso é o que você experimentou? E se em algum momento você cai para 85 por cento ou 70 por cento? Isso, eu acho, coloca as pessoas em expectativas irreais e é algo que não estou disposto a oferecer.
"Para os cristãos, em particular, Chambers não nega que alguém pode ganhar uma oportunidade para uma nova vida quando eles vêm à fé em Jesus Cristo. Ele é a prova viva disso, tendo praticado a homossexualidade anteriormente. Felizmente casado com sua esposa e pai de dois filhos, Chambers, 40, quer que outros buscam alinhar-se com Cristo, para serem capaz de fazê-lo - seja através do celibato ou casamento.
Mas um relacionamento com Cristo não significa que as lutas ou tentações do mesmo sexo vão embora, enfatizou.
John Smid anteriormente serviu no Amor em Ação - um ministério dentro da Exodus International. Era 1995, quando ele decidiu fazer um movimento ousado e confesso que ainda tinha em curso atração pelo mesmo sexo. Que a admissão foi feita num momento em que há outras pessoas no movimento "ex-gay" que já havia discutido persistentes desejos homossexuais. Muita gente ficou com raiva.
Ele casou com sua esposa, em seguida, e ainda é casado.
Quase duas décadas depois, Smid agora lidera um ministério chamado Grace Rivers (Rios de Graça). Seu objetivo, através do ministério não é mudar a sexualidade de uma pessoa, mas sim amá-las e "incentivá-las através de sua jornada em direção a Deus ou com Deus", disse ao CP.
Antes do grande anúncio de Chambers no mês passado que Exodus iria parar a terapia reparativa, ele fez um telefonema para Smid em 2011.
Durante a chamada inesperada, Smid falou sobre sua "crença recém centrada na graça de Deus para os gays."
"Eu conversei com o Alan sobre como eu tinha descoberto uma nova consciência da graça de Deus conosco através da jornada da vida", explicou ao CP. "Percebi que nenhum de nós nunca vai atingir a perfeição nesta vida e que deve haver uma cobertura da graça para nós, conforme nós improvisamos ao longo de nossas vidas. Se Jesus perdoou os nossos pecados, todos eles, então a homossexualidade deve ser outro fator em nossa vidas que é coberto por Sua graça. Nenhum de nós sabe onde nós ou qualquer outra pessoa está ao longo da nossa jornada, mas Ele o sabe.
"Enquanto Exodus terminou terapia reparadora, o que está oferecendo agora é algo que Chambers considera mais bíblico - um incentivo do discipulado."
“Trata-se de buscar um relacionamento com Cristo."
"Se alguém quer saber o que eu acredito, então, olhe para minha vida. Eu vou seguindo a Cristo de todo coração 100 por cento. Não preciso de um teólogo ou um conjunto de crenças criadas pelo homem para me guiar em minha vida diária", ressaltou.
"Sou grato pela opinião das pessoas, mas eu escolho render-me e servir a Cristo e somente Cristo que mudou minha vida. Minhas crenças e meus desejos mudaram. Eles vêm em alinhamento com quem Ele é e o quem Ele criou você para ser. E isso é uma coisa maravilhosa e é isso que vamos oferecer sempre em na Exodus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com