segunda-feira, 2 de julho de 2012

A NOVO TEOLOGIA INFLUENCIA AS TRADUÇÕES DA BÍBLIA


As traduções sempre são afetadas pelas crenças dos tradutores. A Nova Teologia caracteriza o livro de Eugene PetersonThe Message, que ele chama de uma 'tradução da Bíblia', mas outras pessoas referem-se a ela como uma paráfrase. Entretanto, ela certamente não é uma 'tradução' da Bíblia. Ela nem usa o princípio da tradução "palavra por palavra" ou o princípio do "pensamento por pensamento", que são as bases para as traduções. Ela pode ser uma paráfrase, mas não tem qualquer tipo de equivalência em significado com os textos originais. É uma interpretação baseada no sistema de crenças de Peterson (as pressuposições), que é neo-ortodoxia. Ele diz: "Comecei a perceber que os adultos em minha classe não estavam sentindo a vitalidade e o impacto direto que eu sentia quando lia e estudava o Novo Testamento em seu original grego. Escrevendo direto a partir do original grego, comecei a tentar trazer para o inglês os ritmos e os idiomas da linguagem original." Ele não está preocupado com o conteúdo teológico, mas com o ritmo dos textos originais. Isso pode ser visto facilmente comparando-se as passagens em Mateus 6:9-13, João 10:30; 14:28; Romanos 1:26-27; 3:19-20; 15:4-5; 1 Coríntios 6:9-18; 2 Coríntios 5:20; Gálatas 5:16-26; Efésios 2:1-3; 5:18; 6:10-19; Colossenses 2:10; Apocalipse 2:22 para citar apenas algumas. (Compare The Message com uma tradução moderna, como a NKJV ou a NVI, ou até mesmo uma paráfrase respeitada, como a Living Bible.) Ele simplesmente tira os textos bíblicos e os interpreta de modo a se encaixar nas experiências do mundo real das pessoas existencialmente, mas aquilo não é o que a Bíblia diz! É o que Peterson diz em palavras que interpretam a Bíblia em termos de algum tipo de 'experiência autenticadora' de vida no estilo da Neo-ortodoxia. Entretanto, muito do contexto e do significado é simplesmente perdido porque não tem significado no sistema teológico de Peterson.A fé (crença) cristã está no conteúdo e nos detalhes, não no ritmo! Há um universalismo implícito ou explícito em The Message em que todos são salvos. Peterson está procupado com a prática do cristianismo, que ela seja real e sincera, mas a salvação pessoal não é realmente uma questão. Peterson não é honesto o suficiente (ou talvez ache que todos compartilhem de sua teologia) para explicar a base Neo-ortodoxa de suas interpretações.
Peterson é professor de Teologia Espiritual no Regent College e tem um título de doutor em Ministério pelo Seminário Teológico de Nova York, que é muito modernista em sua teologia. (Ele compartilha suas instalações com o Seminário Teológico União, que há muito tempo é reconhecido como o máximo de modernismo em teologia.) O conceito dele de espiritualidade não é um estado de estar cheio ou controlado pelo Espírito, mas aquilo que você faz ou pratica. Ele diz: "A espiritualidade não é diferente daquilo que temos feito há dois mil anos simplesmente ir à igreja e receber os sacramentos, ser batizado, aprender a orar, e ler as Escrituras corretamente. É apenas uma coisa ordinária." Isso é contrário à visão conservadora ou ortodoxa da espiritualidade (Gálatas 5:16-18; 22-26; Efésios 5:18, etc.) Peterson coloca a ênfase nos relacionamento com outras pessoas e não em um relacionamento pessoal com Deus. Para ele, qualquer um que pensa que é um cristão, é um cristão! "A igreja é o mundo...", etc., ele fala sobre seguir a Jesus, mas está mais preocupadoo em usar os métodos de Jesus de se relacionar com as pessoas em sinceridade e 'realidade'. É a experiência existencial, ou o fazer aquilo que é importante para ele. Sinceridade e ser "real" e "íntimo" com outras pessoas é a coisa mais importante. Peterson chama os crentes para uma vida vivida com "integridade, honestidade, sem invenções", o que é recomendável. Ele considera o cristianismo um 'mistério'; ele diz: "Mas estamos envolvidos com algo que tem um imenso mistério". Na neo-ortodoxia, tudo que está na área do que é eterno ou universal é um mistério que não pode ser discutido porque não há racionalismo no "andar de cima". Entretanto, "mistério" no Novo Testamento significa algo oculto no Antigo Testamento, mas revelado no Novo Testamento. Aquilo que está revelado no Novo Testamento não é mais um mistério. (Colossenses 1:16)
A paráfrase The Message é elogiada por ser fácil de ler. Rick Warren usa muitas citações dela em Uma Vida com Propósitos, e coloca as referências no apêndice. Se ele citasse as referências com os versos, muitos reconheceriam as chocantes diferenças no significado. O problema está na enganação envolvida em pensar que isso é o que a Palavra de Deus diz. Essa não é a mensagem de Deus, mas a mensagem do universalismo de Satanás, e muitos cristãos jovens escolherão essa tradução por ela ser fácil de ler sem perceberem as enganações doutrinárias ou a teologia moderna que está por trás dela. Schaeffer estava correto em sua percepção que poucos pastores e teólogos realmente compreendiam a teologia moderna (neo-ortodoxa). Até mesmo 'fundamentalistas conservadores' como Warren Wiersbe e os Navigators parecem ter sido enganados. Satanás conta com o fato de os cristãos não conhecerem a verdade (João 8:31-32), exatamente como fez no Jardim do Éden (Gênesis 3:1). Sem dúvida alguma, The Messagetornar-se-á a Bíblia da neo-teologia, do Movimento de Nova Era e da Nova Ordem Mundial, e enganará a muitas pessoas. Elas nunca realmente compreenderão que Deus diz em Sua Palavra porque preferem acreditar naquilo que vem facilmente aos seus ouvidos sem que elas precisem fazer qualquer esforço. Elas são biblicamente analfabetas! Elas também serão facilmente enganadas pelo movimento satânico para a nova religião ecumênica da Nova Era e da Nova Ordem Mundial.
Fonte: Site Espada do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com