sexta-feira, 13 de abril de 2012

GUINÉ-BISSAU: GOLPISTAS ALEGAM QUE GOVERNO PEDIU ÀS FORÇAS ANGOLANAS PARA ATACAREM OS MILITARES GUINEENSES


100 militares angolanos estão na Guiné-Bissau 
Bissau - As Forças Armadas da Guiné-Bissau apresentaram esta sexta-feira, 13 de Abril, o Comando Militar através do qual justificaram a intervenção armada de quinta-feira como tendo sido feito em defesa da instituição contra uma alegada agressão externa.
Em comunicado, o auto-intitulado Comando Militar diz que «não ambiciona o poder», mas alega ter «sido forçado a agir para defender as Forças Armadas guineenses de uma suposta agressão que seria conduzida pelas Forças Armadas de Angola no âmbito da União Africana».
O Comando Militar afirma ter em sua posse um «documento secreto» que teria sido elaborado pelo Governo de Bissau dando mandatado as forças angolanas, ao abrigo da União Africana, para atacarem os militares guineenses.
O Comando Militar está na posse de um documento secreto visando legitimar a intervenção de Angola, através de um mandato do Conselho de Segurança e Paz da União Africana. Esse documento redigido por juristas (cujos nomes os militares dizem não revelar por enquanto) é assinado pelo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e pelo Presidente interino, Raimundo Pereira», diz o comunicado.
O Comando não ambiciona o poder, mas foi forçado a agir desta forma para se defender das investidas diplomáticas do Governo guineense, que visa aniquilar as Forças Armadas da Guiné-Bissau através de forças estrangeiras», salienta ainda o documento que deve ser lido na Rádio Nacional (única estação do país que foi autorizada a voltar a emitir).
O comunicado do autodenominado Comando Militar lembra ainda o facto de «coincidentemente ser Angola o país que preside neste momento o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, para dar ainda mais consistência às alegadas diligências com vista a uma alegada intervenção armada externa no país».
O Conselho de Paz e de Segurança da União Africana é composto por 15 membros que o presidem rotativamente um mês cada, por coincidência quem preside ao órgão neste preciso momento é a República Angola», enfatiza o documento salientando ainda que um comunicado do Governo de Luanda deixava entender a possibilidade de uma intervenção armada na Guiné-Bissau.
Esta pretensão do Governo guineense vem expressa no comunicado do Governo de Angola no seu último parágrafo», diz o texto do autodenominado Comando Militar, em alusão ao comunicado do Governo de Angola no qual é justificada as razões da retirada da Missão Técnica de Apoio ao processo de reforma do sector militar guineense (Missang).
Num outro comunicado, o Comando Militar apela ainda à população, sobretudo, as de Bissau, a se abster de actos de vandalismo e de violência que possam colocar em causa a ordem pública.
Ambos comunicados não possuem assinatura de nenhum militar.
(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com