quinta-feira, 12 de abril de 2012

GUINE BISSAU - CARLOS GOMES JÚNIOR ESTÁ VIVO E PROTEGIDO POR MILITARES ANGOLANOS


Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro e candidato às eleições presidenciais da Guiné-Bissau, está vivo.

Segundo o que A BOLA apurou, Carlos Gomes Júnior encontra-se em lugar seguro e protegido pela Missang, Missão Angolana de Apoio à Reforma do Setor Militar da Guiné-Bissau. 

Na noite desta quinta-feira, militares ocuparam as principais artérias da capital guineense. 

A Rádio Nacional também foi ocupada por soldados. A sede do PAIGC, partido de Carlos Gomes Júnior, também foi tomada de assalto por alguns militares. 

São 200 os militares angolanos no terreno

Neste momento, são 200 os militares angolanos em Bissau, das mais diversas especialidades, como efetivos da Missang. Uma força que chegou a Bissau a 21 de março de 2011, ao abrigo da cooperação entre os dois países. Na cerimónia de apresentação estiveram o falecido presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, e o ministro da Defesa de Angola, Cândido Van-Dúnem.
Estes militares estavam já de malas feitas para regressar a Angola, depois do Governo de Luanda ter decretado o fim da missão, por pressão de chefias militares guineenses e de diversos atores políticos. De resto, entre os candidatos à presidência, apenas Carlos Gomes Júnior se opunha, claramente, ao fim da missão e abandono das tropas angolanas. Uma fidelidade que lhe pode ter salvo a vida, já que são mesmo os militares angolanos que o estão a proteger.

Eleições presidenciais conturbadas

As convulsões desta quinta-feira ocorreram poucos dias depois de ter sido divulgados os resultados da primeira volta das eleições presidenciais antecipadas, que foram ganhas por Gomes Júnior com quase 50 por cento dos votos.
Os resultados foram contestados pelos outros quatro candidatos, tendo o antigo Presidente da República, Kumba Yalá, recusado participar na segunda volta, marcada para o próximo dia 29. 
Yalá pediu a anulação das eleições e exigiu à Comissão Nacional de Eleições a retirada do seu nome na corrida eleitoral do próximo dia 29. Serifo Nhamadjo, Henrique Rosa, Afonso Té e Serifo Baldé, os outros candidatos, subscreveram o manifesto.
As eleições presidenciais foram marcadas depois de Malam Bacai Sanhá, antigo chefe de Estado, ter morrido em janeiro devido a doença prolongada.
FONTE: ABOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com