sexta-feira, 13 de abril de 2012

GUINÉ-BISSAU: CALMA APARENTE EM BISSAU, COMANDO MILITAR CONVOCA PARTIDOS


Bissau – Actualização 13 Abril 12/ 15:16 – Uma calma aparente reina na capital guineense. «Não se vêm militares em grandes movimentações, salvo nas zonas que consideram estratégicas como os acessos à residência de Carlos Gomes Júnior, Estado Maior Geral das Forças Armadas e base aérea de Bissau», confirma fonte em Bissau.
Entretanto o auto-intitulado Comando Militar, que assumiu a autoria do Golpe Militar, convocou os partidos políticos guineenses para uma reunião durante a tarde desta sexta-feira, 13 de Abril.
13 Abril/ 11:50 – O ex primeiro-ministro e candidato à presidência Carlos Gomes Júnior foi detido pelos militares, confirmaram várias fontes concordantes.
13 Abril/ 10:15 – Através de um comunicado o presidente da comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Desiré Cadré Ouedraogo, condenou vigorosamente a «incursão militar» em Bissau qualificando-a de um «acto irresponsável» que colabora na manutenção da Guiné-Bissau como um «Estado falhado».
No mesmo documento a CEDEAO exige o restabelecimento da ordem constitucional e o prosseguimento do processo eleitoral e adianta que os «autores deste golpe» devem ser confrontados com «as suas responsabilidades».
Também o Presidente da República português, Cavaco Silva, condenou «veementemente o golpe de Estado na Guiné-Bissau» e apelou a uma posição «firme e determinada» da comunidade internacional. Todos os deputados da Assembleia da República assinaram colectivamente um documento onde condenam «veementemente o golpe militar na Guiné-Bissau» e apelam aos «instigadores da violência e da instabilidade para devolverem a tranquilidade, a paz, a segurança e a normalidade democrática ao país e ao povo guineense».
13 Abril/ 09:30 – Bissau acordou numa calma aparente, apenas os pequenos comércios de bairro iniciaram as suas actividades. Não há militares nas ruas. «A situação está relativamente calma mas ninguém sabe ao certo o que se está a passar», confirma um residente na capital guineense.
Durante a acção militar que durou pouco mais de 30 minutos foi detido o presidente interino Raimundo Pereira e o Chefe do Estado-Maior do Exercito, Augusto Mário Có, foi «desarmado» supostamente por ter recusado a participar no «golpe».
O paradeiro de Carlos Gomes Júnior é desconhecido. A sua residência, junto à embaixada de Angola, foi o principal alvo da acção militar tendo sofrido fortes danos materiais.
Condenado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que qualificou de tentativa de golpe de Estado, a acção dos militares foi também vigorosamente condenada pelos Estados membro da CPLP. Através do seu embaixador na ONU o Brasil solicitou uma reunião de emergência no Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a actual crise na Guiné-Bissau.
12 Abril - Esta quinta-feira, 12 de Abril, por volta das 20:00 horas a capital guineense mergulhou novamente no caos depois de múltiplos disparos terem sido ouvidos provocando cenas de pânico nas principais artérias da cidade.
Poucos conseguem explicar o que está em curso neste momento em Bissau. Vários disparos de AK47 foram ouvidos. As rádios nacional e privadas suspenderam a emissões depois de militares aconselharem os seus funcionários a retirarem por «motivos de segurança».
Foram ouvidos também disparos perto da residência de Carlos Gomes júnior, junto à Assembleia Nacional e face à embaixada de Angola. «Esta zona está deserta, não se vêem militares e as pessoas têm medo de se aproximarem para confirmarem o ataque à casa de Cadogo» disse o correspondente da PNN em Bissau.
(em actualização)
(c) PNN Portuguese News Network
FONTE:BISSAU DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com