quarta-feira, 25 de abril de 2012

IGREJA BRASILEIRA EM LUTO - ARY VELOSO FALECEU HOJE AOS 77 ANOS


Pastor Ary Veloso foi o fundador junto com sua família da Igreja Batista do Morumbi onde pastoreou por 25 anos.



Mundo Cristão lamenta morte de Ary Velloso
Pastor, nascido em Minas Gerais, integrou o Conselho Diretor da editora
Foi com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do pastor Ary Velloso hoje, em Londrina, aos 77 anos.
Ary foi fundador da Igreja Batista do Morumbi em São Paulo, uma igreja pioneira e emblemática na história recente do movimento evangélico no Brasil. Reconhecido internacionalmente como uma das vozes mais coerentes e influentes da igreja evangélica brasileira, Ary vivia o evangelismo pessoal como paixão. Milhares de brasileiros de todas as classes sociais se converteram a Cristo através de seu ministério dinâmico, caracterizado pelos mais altos padrões éticos.
Sinto-me especialmente privilegiado por ter contado com o apoio do Ary como membro do Conselho da Editora Mundo Cristão durante muitos anos. Era um amante dos livros, um grande leitor, e incentivava a publicação de obras de todos os gêneros que avançassem o Reino de Deus e a causa de Cristo.
Ary deixa um legado de amor a Deus, à família e à igreja, e deixa um exemplo de como viver para Cristo.
Mark Carpenter
CEO 



NOTA DE FALECIMENTO (SEPAL)


Nosso querido Pr. Ary Velloso acaba de falecer, as 10:45h, na cidade de Londrina-Pr... onde plantou sua ultima igreja, junto com sua esposa Carolina. Louvamos a Deus pela vida do Ary e por seus fieis e preciosos serviços pela causa do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor.
FONTE: SEPAL


NOTA DE FALECIMENTO (BONDE)


Morreu na manhã desta quarta-feira (25) em Londrina o pastor Ary Velloso, fundador da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo. Depois de ficar à frente da igreja de 1978 a 2004, Ary veio para Londrina, onde assumiu a regional sul do SEPAL "Servindo Pastores e Líderes". 
O pastor também era professor da Faculdade Teológica Sul-Americana e pastor da Igreja Batista Catuaí. 
Ary deixa mulher e dois filhos. O corpo será velado na Igreja Batista da avenida Paraná, e o sepultamento será no cemitério Parque das Oliveiras, ao meio-dia de quinta-feira (26).
FONTE: BONDE

Acompanhe entrevista concedida ao site Bom Líder em 30.07.2007
Ary Velloso fala sobre a importância do legado da liderança e o seu desejo de continuar contribuindo para o reino de Deus após 25 anos de ministério na IBMorumbi.
Como tudo começou
Na sala do Ary e da Carolina, num sobrado modesto, perto da Av. Santo Amaro, nasceu um grupo de estudo bíblico em 1.978. O Casal já tinha em vista a formação de uma igreja que se preocupasse em alcançar a classe média e média alta, sem jamais negligenciar o pobre e necessitado.
Na primeira reunião, estavam cinco pessoas, incluindo o casal. Pouco a pouco, o trabalho cresceu e uma casa foi alugada, já recebendo, pela fé, o nome de Congregação Batista do Morumbi, embora estivessem em Santo Amaro.
Da casa, passaram a se reunir no Novotel, já no Morumbi. No primeiro domingo de março de 1.980, a congregação tornou-se Igreja, com 54 (cinquenta e quatro) membros, pregando na ocasião o Dr. Russel Shedd. Sendo o Novotel um lugar neutro, era mais fácil para o visitante chegar.
E o trabalho cresceu. O Salão do Novotel tinha apenas 240m2, por isso tornou-se necessária a realização de dois cultos pela manhã e dois à noite. Do salão, foram para a garagem; da garagem, para diferentes escolas e, depois, para a propriedade atual.
De um pequeno grupo de cinco pessoas, Deus fez hoje, uma Igreja com mais de 3.000 pessoas.
BomLíder: Hoje, 25 anos depois você deixa um legado de liderança na IBMorumbi. John Maxwell, em seu livro “As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança”, publicado pela Editora Mundo Cristão, afirma que é na ‘sucessão que se revela o valor duradouro do líder’. Na sua opinião, quais os princípios que promovem esse valor duradouro, esse legado de excelência?
Ary Velloso: Um dos princípios fundamentais para deixar um legado é não ser um líder solitário, você precisa formar uma boa equipe para estar ao seu lado, pois não existe um líder perfeito com todas as qualidades que uma liderança requer. Em segundo, o líder precisa ter visão, precisa saber para onde vai. Como Bill Hybels define, ‘visão é aquele quadro do futuro que produz em nós uma paixão e nos leva à ação’, pois sem essa visão que nos leva à ação, tudo se torna apenas um sonho, apenas uma quimera que logo passa e desvanece. Em terceiro, o líder precisa desenvolver uma equipe que tenha a mesma visão dele, pois visão mais visão é igual a divisão. O quarto princípio é integridade no caráter, tudo mais será um fracasso se faltar integridade. E por fim, é necessário habilidade, pois o líder pode ter um ótimo caráter, mas se não tem habilidade para desempenhar seu papel, não irá exercer sua função com excelência.
BomLíder: No livro “Feitas Para Durar”, o autor James Collins, fala sobre o ciclo de continuidade da liderança. Observamos então, a importância da criação de uma cultura interna de liderança na organização. Como o senhor desenvolveu essa cultura na IBMorumbi?
Ary Velloso: Foi de uma maneira bem empírica. Primeiro que nesse tempo eu não conhecia nada sobre igrejas modelos, que hoje para mim são igrejas modelos, sei que para outros nem tanto, como a Saddleback na Califórnia, a Willow Creek em Ilinois. Assim, na medida que surgia uma necessidade, trazíamos um especialista para aquela determinada área. Mas não houve um procedimento intencional em desenvolver essa cultura. Se no início tivéssemos uma visão clara, teria ajudado muito a desenvolver a cultura interna de liderança.
BomLíder: A Liderança tem o poder de atrair pessoas. Com o passar do tempo, existe o perigo dela induzir os líderes a uma certa zona de conforto na organização. Como não cair nessa ‘armadilha’ e saber a hora certa de deixar a organização?
Ary Velloso: Sobre o poder de atrair, o líder precisa estar consciente de sua realização, com a motivação certa, pois se ele estiver na liderança porque foi manipulado, ele estará desenvolvendo uma liderança frustrada. Todo líder deve estar atento para começar bem e terminar bem. Devemos deixar a organização quando o trabalho estiver indo bem. Se o barco está afundando, o “bom líder” deve continuar no barco, e ajudar a equilibrar e não deixar o barco afundar. Mas, se o trabalho estiver sendo bem desenvolvido, a organização está crescendo, as finanças estão em ordem, e reina uma paz, esse é um bom momento para deixar a organização. Outro ponto extremamente importante é quem você está deixando em seu lugar. Qual equipe vai assumir? A equipe precisa também está bem preparada para assumir novos papéis. E o líder deve recrutar pessoas iguais a você ou melhor do que você. Se o líder é medroso, se ele se sente ameaçado pelos outros, ele sempre vai trazer pessoas medíocres para trabalharem com ele. Por que fica com aquela apreensão que a qualquer momento o outro pode roubar o seu lugar na organização. E principalmente, em se tratando de Igreja, ele sabe que o trabalho não é dele, é do Reino. E é necessário guardar bem essa perspectiva, quando o Senhor diz que a Igreja é Dele, e não do líder ou do pastor. Assim, tendo uma boa liderança, então consideramos um bom momento de deixar a organização.
BomLíder: O senhor falou em deixar uma boa liderança. No caso da IBMorumbi, foi fácil alcançar essa nova liderança?
Ary Velloso: Não, não foi fácil, pois cada líder tem seu próprio estilo. Então eu sabia que não ia encontrar um líder que fosse exatamente como eu, pois não existe tal coisa, cada líder tem um estilo diferente. Mas se a linha central da visão do novo líder é a mesma que a sua, então as demais necessidades serão secundárias. Eu queria deixar a igreja em 1995, passei um período nos Estados Unidos, e quando voltei, o líder que íamos deixar na IBMorumbi estava levando a igreja para uma outra direção. Dessa forma, decidi continuar e esperar outro momento para sair.
BomLíder: Foram 25 anos de ministério na IBMorumbi. O senhor já está satisfeito com sua contribuição para o reino de Deus?
Ary Velloso: Não. Ainda não guardei a fé, não combati o bom combate. Sendo transplantado do coração, não sei se tenho algumas horas, alguns dias, alguns meses ou alguns anos, mas enquanto o Senhor me conceder fôlego, estarei proclamando, pregando, ensinando, e vendo o Reino que é Dele, crescer. Não penso nem de longe em aposentadoria ministerial.

BomLíder: Finalizando nossa entrevista, qual sua mensagem para os líderes de hoje?
Ary Velloso: Eu acredito que quando o líder é possuído por um otimismo indestrutível, um sucesso constante, um impacto inesquecível, uma integridade irrefutável e uma realidade inegável, as pessoas sabem que esse líder é sério, autêntico e vive o que prega. Esses são princípios, baseados em 2Co 2:14 a 6:13, que diferenciam uma vida verossímil da verídica, conforme Ray Stedman relata em seu livro, “A Dinâmica da Vida Autêntica”.
Entrevista realizada em março de 2006.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o site www.bomlider.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@bomlider.com.br
FONTE: BOM LÍDER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com