segunda-feira, 9 de abril de 2012

A HORA QUE MUNDA O MUNDO


6.2 Modelo 2 (Guia prático em como orar uma hora)

A hora que muda o mundo

No seu livro A hora que muda o mundo, Dick Eastman sugere que você divida uma hora em 12 períodos de 5 minutos. Após cada 5 minutos, você muda o tema da oração.

1. Louvor e adoração é um ato de adoração e consagração para Deus (5 min)

Sl 115:1 “Não a nós, Senhor, não a nós mas ao Teu nome da glória, por amor da Tua misericórdia e da Tua fidelidade.”

• Adore a Deus pelo que Ele é, o Seu criador – por sua Palavra que é infalível; pela sua salvação; e porque você foi incluído em Seus planos.
• É para elevar e honrar a Deus
• Para reconhecer a Deus pelo que Ele é, para engrandecê-Lo com nossas palavras, nosso ser e com nossas orações
• Louve Seu Nome, Sua justiça, amor, santidade, onipotência, grandeza, fidelidade, onisciência, Sua Palavra, Sua criação, Sua obra redentora, etc. Talvez você escolha um tema diferente para usar cada vez durante o louvor e adoração. Desenvolva este tema o máximo que puder, medite nele e faça considerações práticas em como aplicar em sua vida e na vida dos outros.

2. Espere no Senhor em um ato de submissão, amor e admiração a Deus (Ore sem dizer uma palavra sequer) (5 min)

Sl 46:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus

• É onde fico em silêncio perante Deus.
• Onde fecho a porta, no espírito, a qualquer influência do mundo.
• Onde venho em Sua presença através da fé.
• Para louvar e adorar a Deus por quem Ele é.
• Durante este silêncio, nós focamos em Deus e nos dedicamos uma vez mais a Ele. Nos regozijamos em Sua presença e com Sua presença.
• Este é um tempo de comunicação profunda e íntima com Deus, é quaando eu, como ser finito e limitado, entro na presença de Deus, um ser Ilimitado e Infinito.
• Nesta hora, temos que certificar que temos um contato vivo com Deus. Não existe lugar para impaciência nem pressa neste tempo de esperar no Senhor, não podemos nos afobar.
• Neste período, você não deve pensar em nada, só em Deus o Pai, Seu Filho Jesus seu Salvador e o Espírito Santo.
• Você não deve traduzir seus pensamentos em palavras. Concentre-se em seu relacionamento com Deus e seu amor por Ele.

3. Confissão/humilhação é um ato de confessar e me limpar como templo de Deus e dar liberdade para Deus. (5 min)

Eis que a mão do Senhor não está encolhida , para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqudades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. (is 59:1-2) Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 Jo 1:9)

• É aqui que eu reconheço os meus pecados, confesso minhas faltas, admito o que está errado, abandono tudo e aceito o perdão de Deus.
• Onde peço a Deus para me mostrar todo orgulho e falta de amor, confesso e abandono.
• Este é um tempo para introspecção e de permitir que o Espírito Santo revele algum pecado não confessado. A única maneira de recebermos o perdão e libertação dos nossos pecados é através do sangue do Senhor Jesus e Seu sacrifício na cruz.
• Ao confessar meu pecados eu não tenho necessariamente que pedir a Deus que mude minhas circunstâncias, mas pedir que Ele me perdoe e me mude.

4. Orando a Palavra é alimentar-me espiritualmente e orar de acordo com a agenda e revelação de Deus (5 min)

• É uma oração enriquecida com a Palavra: a Palavra é seu manual de como orar.
• É orar de acordo com as promessas de Deus. As promessas de Deus na Palavra aumentam nossa fé.
• A Bíblia em primeiro lugar é um livro para se crer e obedecer. Agora eu pergunto: Senhor, quais as promessas que são para mim, quais os mandamentos que devo obedecer, o que o Senhor quer me mostrar?
• Devemos lembrar as promessas de Deus dia e noite. Quando ler a Bíblia, o que você deve aplicar em sua vida diária e em sua vida de oração.

5. Vigiando é um tempo de observação espiritual, é ter a mente voltada para as necessidades de oração. (5 min)

Perseverai na oração, vigiando com ações de graça. (Cl 4:2)

• Vigiar e estar atento aos possíveis ataques de Satanás. Ore e peça ao Espírito Santo que lhe mostre os planos, métodos, fortalezas e estratégias do Mal.
• Estar atento a toda instrução do Senhor.
• Estar atento a toda revelação de Deus.
• Peça direção, discernimento, sabedoria e para entender em que você deve focar em oração e quais devem ser suas prioridades.
• Para entender a vontade de Deus, onde Ele quer te usar hoje.
• Perguntar a Deus o que está na Sua agenda e em Seu coração.
• Tem alguma coisa nos jornais, TV ou no rádio pelo qual devemos orar, coisas como problemas econômicos, distúrbio político e guerra, pelo qual Deus quer que oremos?

6. Intercessão é se colocar na brecha por outra pessoa, concentrar nas necessidades e desejos de outra pessoa. (5 min)

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens, em favor de reis e de todos que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. (1 Tm 2:1-2)

• Para orar pelos planos de Deus na vida de outra pessoa.
• Para se colocar entre Deus e outra pessoa e orar por suas necessidade – pedir por misericórdia e graça.
• Esta é uma posição espiritual perante Deus – permaneça nesta posição até ter certeza que Deus te ouviu e que Ele te libere de orar sobre isso.
• Esta é a maneira de Deus envolver Seus filhos em Seus planos para o mundo.
• Quando você intercede, você se coloca ao lado de Deus e trabalha com Ele pela salvação ou pelo bem de alguém.
• Através da oração, você pode se envolver na batalha espiritual contra os poderes do Mal. Ore e peça a Deus para te revelar, através do Espírito Santo onde estes poderes estão atuando. Com base na sua autoridade em Cristo, você deve amarrar os poderes de Satanás no Nome de Jesus e destruir suas fortalezas e argumentos. Resistí ao diabo e não dê nenhum espaço a ele. Jesus venceu o mal na cruz. Nós, como cristãos devemos proclamar esta vitória em cada área da nossa vida.

7. Petições por suas necessidades pessoais

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. (Mt 6:11) Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. (1 Cr 4:10) Não andeis ansiosos de coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas perante Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. ( Fl 4:6)

• Orar pelo meu “pão diário”
• Entregar todas minhas angústias, crises, necessidade e desejos a Deus.
• Eu peço a Deus para suprir minhas necessidade, com humildade e dependência. Eu venho como servo e filho de Deus.
• Não dê ordens.
• Venha em fé e creia – venha como amigo de Deus.
• Seja específico.
• Como Cristão, nós podemos levar nossas necessidades pessoais ao Pai. Nós podemos orar com expectativa, mesmo a respeito de coisas muito pequenas.
• Cuidado com os desejos egoístas.

8. Ações de graça é um tempo quando eu expresso minha apreciação a Deus, pelo Seu cuidado, proteção e por quem Ele é.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1Ts 5:18)

• Pense sobre o dia e agradeça a Deus pelo Seu cuidade por você e pelos outros.
• Agradeça a Deus pela coisas novas que Ele fêz: espeiritual, fisíco e social.
• Agradeça-O por quem Ele é, Seus dons, respostas às orações ...todas as Suas bençãos.
• Seja específico em suas ações de gaça.

9. Cantando melodias de louvor e adoração.

Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria,
apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graças
e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. (Sl 100)

• Esta é uma ação, louvar e adorar a Deus com cânticos espirituais.
• Pode ser uma batalha de clamor contra o poder das trevas. Cantar e guerrear espiritualmente (nossas dificuldades contra o Mal) fazem parte um do outro.
• Use cânticos conhecidos ou cante um cântico novo. Você pode começar com porções da Palavrea e adaptá-la em canções.
• Para glorificar, adorar e louvar o Pai com música.

10. Meditação é para considerar ou investigar um tema em um nível mais profundo, para avaliá-lo espiritualmente.

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem sucedido. (Sl 1:1-3) Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ( Js 1:8)

• Medite na natureza e existência do Deus Tri-uno, Sua criação, atos (obras) e caráter.
• Escolha um tema das Escrituras e medite nele. (Justiça, amor, verdade, luz, paz, santidade, etc)
• Escolha uma porção das Escrituras e medite nela.
• Deixe que Deus seja o foco de sua meditação: Sua palavras ou ações, Sua Palavra, Seu caráter.

A meditação cristã é o oposto da meditação oriental. A meditação oriental é um estado passivo da mente, é esvaziar a mente. Já a meditação cristã é um processo de avaliação, investigação e ponderação, onde sua mente deve estar totalmente envolvida e onde você é guiado pelo Espírito Santo e pelas Escrituras. Meditação é uma maneira disciplinada de reflexão. Cuidado com estas idéias erradas de Satanás. Fique atento também com pensamentos negativos neste momento. Reflita no que é verdadeiro, nobre, puro, amável e admirável. Quando você meditar em uma porção específica da Palavra, você deve se perguntar o que esta porção está falando a você.

11. Escutando, é um período onde você recebe instruções de Deus, onde você pede a Ele que te mostre sobre o que Ele quer que você ore.

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras. (Ec 5:2)

• Ouça a voz interior do Espírito Santo.
• Onde você pergunta: O que o Senhor quer que eu faça? Qual é a Sua vontade para hoje?
• Busque direção da Palavra.
• Peça objetivamente a Deus que te revele Sua vontade, planos e estratégias.
• Esperar no Senhor é amar a Deus. Durante a meditação, nós queremos aprender mais sobre Deus. No período de escutar, nós queremos ouvir o que Deus quer nos falar. Neste período, eu pergunto: Senhor, o que o Senhor quer de mim, qual é a Sua vontade para mim?
• Você também pode fazer perguntas específicas a Deus: talvez questões difíceis que você não sabe a resposta. Esteja sensível ao Esp´rito Santo.
• Seja cuidadoso em não se preciptar dizendo: “O Senhor me disse isso ou aquilo.”

12. O louvor é para exaltar a Deus, para glorificá-Lo, para dizer a Ele que você sabe para Quem você está orando e para crer n’Ele com suas orações.

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. (Mt 6:13)

• Dê um forte Amém no final, para confirmar que você crê que Deus te ouve e que te responderá. Amém significa: isto é verdade e certo, assim seja.
• Coloque Deus no trono de sua vida, como último ato espiritual.
• E aí você confessa: Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

FONTE: REAÇÃO EM CADEIA
COMO INVESTIR UMA ORA EM ORAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com