quarta-feira, 25 de abril de 2012

SUCESSÃO PASTORAL - Entrevista com Ary Velloso


FONTE: INSTITUTO JETRO
Publicado em 19.04.2006
Sucessão pastoral é um assunto que não pode ser negligenciado ou ignorado por nenhum pastor, ou mesmo líder de ministério. Por isso, convidamos Ary Velloso para nos falar sobre a experiência de passar o rebanho a um sucessor após 25 anos atuando como pastor sênior da Igreja Batista do Morumbi. Ary Velloso é missionário da SEPAL, professor na Faculdade Teológica Sul Americana e pastoreia a Igreja Batista Catuaí, em Londrina. Ele fala sobre questões relevantes a serem consideradas no processo de sucessão e mostra, com bom humor e sabedoria, a maneira bem-sucedida com que conduziu esta questão em seu ministério.
Como foi deixar a Igreja Batista do Morumbi após tantos anos como pastor principal? Como a igreja reagiu a esta mudança?
Ary Velloso - Não é fácil deixar um trabalho que você ama e que por 25 anos esteve dando tudo o que podia para ver o trabalho crescer e pessoas chegando ao Reino. Mas uma frase que já ouvira com alguma freqüência, não necessariamente voltada para o pastorado, era: “começar bem é muito importante, mas terminar bem, ainda é muito, muito melhor.” Minha esposa foi a mulher sábia que me deu o primeiro toque sobre isto. Depois das explicações dadas, as quais posso mencionar depois, algumas pessoas não concordavam e achavam que não era a hora, mas, no todo, a igreja entendeu bem, embora houvesse algumas lágrimas - não sei se de alegria ou tristeza!!! O fato é que chega um momento em que atingimos o limite da nossa capacidade e insistir é muito perigoso.
Na sua opinião existe um momento certo para pensar o processo de sucessão pastoral?
Ary Velloso - Não. O líder deve sempre ter em mente que ele não é eterno. Mais hoje, mais amanhã e ele precisará dar posse ao seu sucessor. Nos anos 90, cheguei a sondar o Pr. Ed René Kivitz para a possibilidade de ser o meu sucessor. Em l995 eu já estava preparado para entregar a sucessão da Igreja para um colega de equipe, mas não deu certo.
E para executá-la? Qual o momento ideal de “parar”, de passar o rebanho para um outro pastor?
Ary Velloso - Quando a igreja está em paz, quando as finanças estão em ordem, quando o futuro é promissor, quando se tem uma boa equipe pastoral e quando, até aonde você sabe, a igreja não está orando para você ser transferido para a Glória.
Sabemos que as denominações lidam de forma particular com o processo de sucessão pastoral. Mas de acordo com sua experiência ministerial, quais são os passos fundamentais a serem dados no desenvolvimento da sucessão, independentemente de qual seja a igreja?
Ary Velloso - Como já disse, é preciso ter uma equipe pastoral boa, na qual você confia que a visão não vai se perder no espaço e que a igreja vai ser bem cuidada. Para isto acontecer, o líder não pode ser uma pessoa insegura, que tenha medo de trazer para sua equipe homens que sejam como ele ou melhor do que ele.
Quais os principais cuidados a serem tomados num processo de sucessão pastoral? Que fatores não podem ser negligenciados?
Ary Velloso - Difícil dizer, mas claro que as qualificações já estipuladas na Bíblia, nas cartas a Timóteo e Tito, devem ser o principal parâmetro. De preferência, não pode ser alguém que caia de pára-quedas. A igreja vai ter grande dificuldade em assimilá-lo, a não ser que ele seja uma pessoa extremamente carismática e envolvente. Em alguns casos, a igreja não tem autonomia para dizer não. Neste caso, pastor e igreja sofrem. Eu cheguei a pensar em fazer isto, mas depois vi o perigo.
Na sua experiência de sucessão pastoral, quem foram as pessoas envolvidas na escolha do sucessor?
Ary Velloso - No principio, foi nomeada uma comissão constituída de Presbíteros, mas por causa da minha presença e por eu não ter dado um tempo determinado para eles, a sucessão foi ficando de lado, pois a idéia era, “ah! O Pr. Sênior ainda está aí...” Foi aí que eu determinei uma data para eles decidirem quem seria o meu sucessor e que eu não iria participar de reuniões em que fosse tratado este assunto.
Como lidar com as diferentes expectativas e opiniões dos membros e liderança da igreja em relação ao novo pastor?
Ary Velloso - Viajando para muito longe. Caso contrário, você fica no caminho do seu sucessor e ele não consegue implantar a sua filosofia de ministério.
De forma prática, como o pastor pode treinar e habilitar seu sucessor? Há um trabalho a ser feito intencionalmente, no intuito de se preparar este sucessor?
Ary Velloso - Sim, convivência é a coisa principal. Mesma teologia (os membros podem até ter uma teologia diferente, mas a liderança precisa estar coesa, crendo nas mesmas verdades), caso contrário, a igreja ficará em grande confusão, pois o velho pastor ensinava uma coisa, o novo ensina outra coisa...Mas temos que ter em mente que nem sempre o que desejamos acontece, Jesus teve o seu Judas e Paulo o seu Demas.
O pastor deveria investir na preparação de mais de um sucessor?
Ary Velloso - Creio que ele não deve dizer que está treinando ou discipulando a pessoa para ser seu sucessor, isto criaria uma expectativa e a pessoa poderá fazer coisas para provar que ele é de fato e de direito o sucessor, quando muitas vezes não é. A melhor coisa é ter uma equipe capaz e depois deixar que a liderança da igreja escolha o sucessor, ele continuará com a amizade, respeito de toda a equipe e de toda a igreja. Isto é terminar bem.
O senhor observa que ainda há pastores que se consideram insubstituíveis e negligenciam a importância de se pensar e planejar a sucessão pastoral? O que o senhor diria a estes pastores?
Ary Velloso - Colega, você não é eterno. A Causa demanda que ao chegar ao limite da nossa capacidade, devemos dar lugar ao outro. Fique longe e vai dando graças a Deus que o trabalho lá aonde você estava vai bem melhor do que quando você lá estava. Lembrando que o que importa é o REINO.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com